Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul

Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul e a Oficina Estadual para a Construção da Política de Educação Ambiental ocorreram no período de 07 a 09 de agosto de 2012, no campus da Universidade Católica Dom Bosco, Av. Tamandaré, nº 6000, Jardim Seminário, Campo Grande/MS, com carga horária de 24 horas. Este evento foi realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea-MS).

Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul foi um espaço de conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, bem como divulgação de publicações e apresentação de trabalhos, visando a troca de experiências e a interlocução de agentes para a consolidação de instrumentos e políticas voltadas para a gestão da educação ambiental no estado, incluindo: abertura oficial com autoridades, conferência de abertura com palestrantes de renome, 2 (duas) palestras inaugurais, 8 (oito) mesas redondas, 6 (seis) minicursos, 10 (dez) oficinas, 2 (duas) visitas técnicas ao Centro de Educação Ambiental CEA Polonês, 91 (noventa e uma) apresentações de trabalhos, 9 (nove) apresentações culturais, exposição de produtos e feira de trocas para conscientização da importância da reutilização de objetos e redução do consumo.

O evento contou com um público de mais de 350 (trezentos e cinqüenta) participantes de Mato Grosso do Sul e de outros estados (Acre, Ceará, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo), abrangendo instituições públicas e privadas, entidades de classe, escolas, universidades e comunidade em geral.

O fórum encerrou-se com a realização da Oficina Estadual para a Construção da Política de Educação Ambiental. A política consiste em um projeto de lei que norteará todas as ações de educação ambiental no estado, tanto em espaços escolarizados como espaços não escolarizados. Esse texto está sendo construído, de forma participativa, desde 2009 e garantirá que a lei reflita as reais necessidades de Mato Grosso do Sul. Participaram da oficina estadual 105 (cento e cinco) pessoas provenientes da capital e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul e também de outros estados brasileiros.

O evento recebeu patrocínio de empresas e entidades compromissadas com a temática ambiental e sócio ambiental: Ônix Geração de Energia S/A; Editora Alvorada; Sanesul; Città Planejamento Urbano e Ambiental; Central Mídia; Ibama; Atiaia Energia; Fiems/Senai; Companhia Energética de São Paulo (Cesp); e Vetorial Siderurgia.

Além disso, contou com o apoio das instituições a seguir: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); Prefeitura Municipal de Campo Grande; Universidade Anhanguera-Uniderp; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur); Secretaria de Estado de Saúde de MS (SES); Polícia Militar Ambiental (PMA); Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE); Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE); Associação dos Engenheiros Sanitaristas Ambientais (Aesa/MS); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Rede de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (Reams); Sociedade de Defesa do Pantanal (Sodepan); União dos Produtores do Pantanal (Uppan); Rede de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (Reams); Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS).

Site do evento: www.sites.google.com/site/forumeams

Os anais do evento foram elaborados em CD ROM contendo na íntegra todos os minicursos, oficinas e trabalhos apresentados. Após o término do evento também foi elaborado um relatório de execução.

Os documentos elaborados estão disponibilizados abaixo em formato digital (pdf), como forma de difusão de informações e experiências:

>> ANAIS do Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul e Oficina Estadual para Construção da Política de Educação Ambiental
Anexo 01 - Minicursos
Anexo 02 - Oficinas e visita técnica
Anexo 03 - Resumos Simples
Anexo 04 - Resumos expandidos
Anexo 05 - Trabalhos Completos
Anexo 06 - Relatos
Anexo 07 - PEEA-MS
Anexo 08 - Construção da PEEA-MS

>> Relatório de Execução

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.