MONUMENTO NATURAL DO RIO FORMOSO


Também localizado em Bonito, o Monumento Natural do Rio Formoso, conhecido antigamente como Ilha do Padre, foi criado para garantir a integridade de um sitio de grande singularidade e beleza, uma vez que se encontrava ameaçado e exigia algum mecanismo de proteção.

As turfas calcarias ao longo do Rio Formoso formam barramentos naturais que configuram uma sequência de lagos interligados, sendo uma das principais atrações  turísticas do rio. Além disso, essas turfas calcarias geram um grande interesse cientifico, pois possibilitam a obtenção de informações sobre as variações climáticas pretéritas e porque boas impressões fosseis de folhas, o que permite identificar como era a flora da região no passado geológico.

  • Objetivos: preservar sítios com características bióticas e abióticas naturais excepcionais, favorecem a pesquisa cientifica e a educação ambiental, proteger belezas naturais e propiciar turismo de natureza e recreação compatíveis com a conservação da área.
  • Atividade atual: balneário e ponto para desembarque de passeios de bote inflável no Rio Formoso;
  • Atrativos: trilhas e cachoeiras diversas;
  • Infraestrutura: receptivo com lanchonete/restaurante, loja de souvenires e sanitários.

DECRETO Nº 11.690, DE 27 DE SETEMBRO DE 2004.(Amplia os limites e do Monumento Natural do Rio Formoso e dá outras providências)


Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.