ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL RIO CÊNICO ROTAS MONÇOEIRAS


De extrema beleza cênica, o Rio Coxim possui grande potencial eco turístico, podendo ser explorado em seus percursos atrativos históricos culturais e naturais. A Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Cênico Rotas Monçoeiras – Rio Coxim foi criada em 2000 e abrange um total de 15.440,49 hectares nos municípios de São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim.

O Rio Cênico percorre cerca de 250 Km entre canyons, ladeados de gigantescos paredões de arenito, cachoeiras, pedreiras e corredeiras. Registra corredores pré- históricos que ligam a planície pantaneira aos planaltos centrais e meridionais do Brasil. Existem sítios arqueológicos, compostos por abrigos rochosos com pinturas rupestres e petróglifos, de aproximadamente 10 mil anos. A região também era usada como Rotas das Monções, apresentando inscrições de época gravadas em rochas que podem ser visitadas.

  • Objetivos: proteger o conjunto paisagístico, ecológico e histórico –cultural, promover a manutenção da bacia compatibilizando – a com o uso racional dos recursos ambientais e ocupação ordenada do solo garantindo qualidade ambiental.
  • Atividade atual: passeios de barco , promovidos pela iniciativa privada .
  • Atrativos: inscrições rupestres , registros das Rotas Monçoeiras , paredões de arenito e cachoeiras.

CONSULTE AQUI:


Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.