Imasul participa de Ensaio promovido pela ANA sobre Monitoramento da Qualidade das Águas

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: quarta-feira, março 16, 2016 as 07:51 | Voltar

Campo Grande (MS) -  O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) é uma das instituições participantes do 1º Ensaio de Proficiência sobre Monitoramento da Qualidade das Águas, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).  A ação conta com a participação de 14 laboratórios públicos e privados de vários Estados do país. As atividades foram iniciadas nos dias 23 e 24 de novembro de 2015, em São Paulo, quando foram realizadas as medições a campo e coleta de amostras de água. Após as coletas, as amostras de água foram enviadas a seus respectivos laboratórios para a realização das análises. Na Unidade de Laboratório do Imasul, em Campo Grande, foram realizadas análises físico-químicas e bacteriológicas.

A bióloga Neila Sandim da Costa, da Unidade de Laboratório do Imasul está em Brasília na sede da ANA, participando da Oficina Analítica do 1º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais. Neila vai apresentar e discutir os resultados, visando obter subsídios para a identificação e solução de problemas analíticos.

O Ensaio de Proficiência é um conjunto de procedimentos técnicos para a determinação do desempenho de laboratórios, por meio de comparações interlaboratoriais. A participação do laboratório em Ensaios de Proficiência é um dos mecanismos indispensáveis para avaliação da sua competência técnica.

O 1º Ensaio de Proficiência foi realizado pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, contratada pela ANA, e é um dos maiores provedores de Ensaios de Proficiência da América do Sul, sendo cadastrada no Sistema de Informação de Ensaios de Proficiência da Europa (European Proficiency Testing Information System) desde novembro de 2006.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.