Imasul capacita produtores rurais do interior do Estado para ampliar adesão ao CAR no Estado

Categoria: CADASTRO AMBIENTAL RURAL | Publicado: terça-feira, fevereiro 2, 2016 as 16:05 | Voltar

Campo Grande (MS) - O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul | Senar/MS) promove desde o dia 26 de janeiro capacitações a fim de sanar dúvidas e orientar diretores, colaboradores e parceiros dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul sobre a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR/MS) até o dia 5 de maio – último prazo estabelecido pelo Governo Federal.

Até o momento, cerca de 70 representantes de sindicatos rurais que abrangem os municípios de Iguatemi, Rio Brilhante, Naviraí, Caarapó, Deodápolis, Vicentina e Itaporã já participaram do treinamento dado pelos técnicos do Imasul. Nesta terça-feira (2) a capacitação foi  oferecida aos produtores da Grande Dourados no Sindicato Rural. Na quinta-feira (4) o treinamento será em Ponta Porã e em Campo Grande acontecerá no dia 26 de fevereiro.

“Estamos confiantes de que esses treinamentos no interior do Estado vão nos dar bom resultado nas próximas semanas, se refletindo no aumento do número de cadastramentos. O prazo está se aproximando e o governo do Estado, por meio da Semade e do Imasul, está empenhado em prestar todo o auxílio necessário aos proprietários rurais. Nossos técnicos estão indo para o interior tirar dúvidas e orientar os produtores sobre a importância da adesão ao CAR”, afirma o diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli.

Daniele Coelho Marques, consultora técnica do Sistema Famasul|Senar/MS, lembra Cadastro deveria ter sido efetuado até maio de 2015 e o prazo foi estendido por mais um ano (maio de 2016), portanto, sem a possibilidade de prorrogação diante do decreto federal.

Encontros – No dia 26 de janeiro, produtores rurais e profissionais do segmento que atuam na região Norte de MS participaram do treinamento com técnicos do Imasul e Senar/MS em São Gabriel do Oeste. Já no dia 28 de janeiro a capacitação aconteceu em Corumbá, em atendimento aos produtores rurais e consultores técnicos da região do Pantanal.

A consultora técnica do Sistema Famasul|Senar/MS ainda esclarece que os treinamentos oferecidos nos sindicatos rurais designados para cada região tem surtido efeito positivo. “O treinamento no dia 26 de fevereiro em São Gabriel do Oeste foi ótimo. Com palestra totalmente interativa, os participantes aproveitaram para reter ao máximo as informações repassadas”, concluiu.

Parceria na Showtec – Representando o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Ricardo Senna celebrou no dia 21 de janeiro, durante a Showtec em Maracaju, o termo de cooperação técnica entre a instituição com Maurício Saito, presidente da Famasul e representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O acordo garante suporte para a ampliação do registro de propriedades agrárias no Cadastro Ambiental Rural.

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais do Brasil, que tem o objetivo de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Treinamento CAR - Dourados 2

Produtores no treinamento realizado no Sindicato Rural de Dourados.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.