Acontece nesta quinta-feira última audiência para validar Plano de Resíduos Sólidos

Categoria: RESÍDUOS SÓLIDOS | Publicado: quarta-feira, maio 3, 2017 as 09:24 | Voltar

Campo Grande (MS) – Acontece nessa quinta-feira (4) a última audiência da Consulta Pública para debater, colher subsídios e validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul (PERS-MS). Serão ouvidos os representantes de Campo Grande, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. O encontro acontece no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), das 13h às 17h, e encerra uma série de nove audiências que percorreu todo interior do Estado em três semanas de trabalho.

A primeira audiência aconteceu no dia 17 de abril, em Jardim, quando foram ouvidos – além de Jardim – representantes da sociedade de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho. No dia 18 foi a vez de representantes de Anastácio, Aquidauana, Ladário e Miranda reunirem-se em Corumbá para discutir o tema. No dia 20 a consulta chegou a São Gabriel do Oeste, com participação ainda de moradores de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Outras quatro audiências aconteceram dias 24 (Região da Grande Dourados), 25 (Região Sul Fronteira), 26 (Região Conesul) e 27 (Região Leste). E nessa terça-feira (2) foi a vez dos representantes da região do Bolsão se reunirem em Três Lagoas para debater o Plano. Na avaliação da  gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul, Eliane Ribeiro de Barros, a participação da sociedade foi significativa, inclusive de representantes de organizações não governamentais. O apoio das prefeituras também foi fundamental para garantir a estrutura necessária à realização das audiências.

O Plano

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos é um instrumento de gestão previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Versão Preliminar do Plano para consulta e contribuições encontra-se disponível neste site. As contribuições poderão ser realizadas por meio do formulário disponível para download e poderão ser enviadas no e-mail gdm@www.imasul.ms.gov.br até o dia 10 de maio de 2017. As sugestões que forem julgadas pertinentes serão incorporadas à versão final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul.

“Essa é uma etapa muito importante. Depois de todo esse levantamento o Plano tem que ser validado pela sociedade civil, o que vai acontecer nas reuniões que o Imasul fará durante essas duas semanas. Feito isso o Estado terá o seu Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Com a publicação e implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o Estado dará publicidade às diretrizes traçadas para atender a realidade estadual, e executará programas e ações que subsidiarão as ações locais, fortalecendo a gestão municipal, de modo a colaborarem com a promoção da adequada gestão dos resíduos sólidos no estado.

Dentre as ações do Estado junto aos municípios está a capacitação de agentes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, qualificação do processo gerencial e institucional e desenvolvimento institucional das entidades que atuam no setor de resíduos sólidos, de forma a tornarem-se propulsores da correta gestão dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

Informações adicionais poderão ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento e Modernização (GDM) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), telefones 3318-5630, 3318-5647 ou 3318-5675.

Clique aqui para fazer o download do Formulário para contribuições

Veja abaixo as datas das consultas:

Serviço: A última audiência pública para validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos acontece nesta quinta-feira, dia 4, das 13h às 17h, no Auditório Shirley Palmeira do Imasul, localizado na Av. Desembargador Leão Neto Carmo S/N, Quadra 3 Bloco 3, Parque dos Poderes, Campo Grande, com representantes de Campo Grande, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.