Bonito sedia a última edição da Rota do Desenvolvimento em 2016

Categoria: ROTA DO DESENVOLVIMENTO | Publicado: segunda-feira, abril 4, 2016 as 10:59 | Voltar

Rota do Desenvolvimento - PequenaCampo Grande (MS) – O município de Bonito recebe, de 26 a 28 de abril, a sexta edição da Rota do Desenvolvimento, ação realizada pelo governo do Estado e setor produtivo e que está mudando o cenário do empreendedorismo e da economia de Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá no Bonito Convention & Visitors Bureau, fechando o cronograma de realização da Rota no ano de 2016.

A Rota é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e integra o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ), tendo como parceiros o Sebrae, Sistema S e demais entidades do setor produtivo. A primeira edição aconteceu em julho de 2015 em Nova Andradina, região Sudeste do Estado. Desde então, mais de 6 mil pessoas participaram das Rotas de Coxim (Norte), Dourados (Centro-Sul), Três Lagoas (Costa Leste), Corumbá (Pantanal) e agora Bonito (Sudoeste).

Na edição em Bonito, a Rota do Desenvolvimento discutirá, dentre outros, os temas do turismo, meio ambiente e inovação. Além disso, levará diversas atividades, entre palestras, workshops e atendimentos especializados que vão beneficiar os pequenos negócios do município e das oito cidades que compreendem a região (Jardim, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bodoquena, Bela Vista, Porto Murtinho, Nioaque e Sidrolândia). O objetivo da ação é fomentar o desenvolvimento e o crescimento regional, por meio do estímulo à competitividade e inovação dos pequenos negócios sul-mato-grossenses.

Na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a edição da Rota do Desenvolvimento em Bonito “traz um balanço extremamente positivo no que diz respeito ao fomento dos pequenos negócios e ao empreendedorismo no interior de Mato Grosso do Sul. A Rota mostrou a força e o sucesso do trabalho em conjunto realizado pelo governo do Estado e o setor produtivo”.

Diálogos do Desenvolvimento – Oportunidade que o governo do Estado tem para saber mais sobre as demandas regionais e ouvir dirigentes, protagonistas socioeconômicos e o empresariado local, o encontro Diálogos do Desenvolvimento Sustentável será um dos destaques da Rota do Desenvolvimento, com a finalidade de colher informações e subsídios para que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico possa elaborar um plano de trabalho para o desenvolvimento local. Em Bonito, o destaque dos Diálogos será a discussão sobre mudanças climáticas e as perspectivas de desenvolvimento regional.

O secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, conduzirá o Diálogos e explica a importância desta iniciativa que integra o PROPEQ. “A proposta do encontro é reunir a comunidade local e os atores que fazem parte do processo de desenvolvimento local para que possamos compreender quais são as necessidades, problemas, potencialidades e o que podemos priorizar nesta região.”

Ação conjunta – A Rota do Desenvolvimento é uma realização do governo do Estado, por meio da Semade e conta com a parceria do Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest, Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a ação: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect e UFMS. Realizaram atendimento especializado: Agenfa; Core/MS – (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do MS); Corpo de Bombeiros Militar; Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do MS); Fundtur Pantanal; Fuphan; Imasul (com Licenciamento e Cadastramento Ambiental Rural); OCB/MS; Prefeitura Municipal de Corumbá; Receita Federal; Sebrae; Secretária de Indústria e Comércio; Senac; Senai; Senar; Sesc; Sesi; Sirecom; Subjuv (Subsecretaria da Juventude); e Vigilância Sanitária.

Confira a programação no site www. rotadodesenvolvimentoms.com.br