Chuvas continuam e Imasul emite alerta para o alto nível do rio Miranda

Categoria: SALA DE SITUAÇÃO | Publicado: terça-feira, janeiro 2, 2018 as 09:54 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), emitiu alerta para o alto nível do Rio Miranda, podendo causar alagamentos e desabrigar famílias nesta terça-feira (2).

Conforme os dados da Sala de Situação do Imasul, nas últimas 96 horas foram registrados 79 milímetros em volume de chuvas, suficiente para elevar o nível do Rio Miranda e atingir a cota de Emergência, o que pode resultar em danos materiais e riscos a integridade humana.

Na manhã desta terça-feira (02), o nível do Rio chegou a 7,04 metros entrando em estado de emergência, segundo medição feita pela Sala de Situação do Imasul. Para alertar a população local, foi emitido um aviso de evento crítico.

O alerta é feito para que a Defesa Civil municipal e estadual esteja preparada para atender aos moradores, principalmente os ribeirinhos que correm mais risco de ficarem desalojados. Também há previsão de chuva na região nas próximas 24 horas.

De acordo com o Imasul com a cheia do Rio, a água já começa a invadir as instalações lindeiras ao curso hídrico e inundações de propriedades rurais. O grande volume de precipitações nos últimos meses tem afetado diretamente no nível de rios do Estado, sendo o Miranda um dos mais afetados.

A Sala de Situação do Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência. Além da Sala de Situação, a Semagro dispõe de outro importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo: o CEMTEC (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).