Com apoio da Semagro, projeto divulga produção e cultura do campo em Naviraí

Categoria: FUNLES | Publicado: terça-feira, outubro 10, 2017 as 08:45 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Projeto Cavalgada Agrorrural do Conesul remete de imediato a uma cena ainda comum na rotina de algumas cidades do interior do Estado,  em que a lida com o gado, a montaria, a cultura dos peões e o gemer do berrante são presentes. É isso tudo e muito mais. O projeto é uma iniciativa da Associação Naviraiense Terra e Paz defende os interesses dos moradores do Assentamento Juncal, de Naviraí. Tem o apoio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com recursos oriundos do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados), cujo convênio foi assinado no dia 5 de outubro pelo secretário Jaime Verruck e o presidente da entidade Edson dos Santos da Silva (foto da capa).

Tão logo a Semagro publicou o Edital de Chamamento convidando as entidades a inscreverem projetos para disputar R$ 1,5 milhão em patrocínio, a pedagoga Karine Matilde de Souza Teixeira foi chamada para transformar uma antiga ideia dos moradores do Assentamento Juncal no ambicioso projeto. "A ideia é divulgar a produção e enaltecer o trabalho e o modo de vida das famílias do Assentamento Juncal", conta Karine Teixeira, pedagoga do campus da UFMS de Naviraí. Segundo ela, o projeto começa com a elaboração de um folder mostrando tudo o que o assentamento produz: desde frango caipira, hortaliças, feijão, leite. Em seguida divulgar isso nas cidades vizinhas para que os moradores possam conhecer e consumir.

Cavalgada realizada em 2014 por ocasião da Exposição Agropecuária de Naviraí

O fechamento se dá com a realização da 1ª Cavalgada Agrorrural do Conesul, em data ainda a ser definida. Será um megaevento com o cheiro e o tempero do campo, o sabor e o som da gente sul-mato-grossense. A cavalgada deve reunir no mínimo 300 cavaleiros. Após percorrerem várias léguas pelas propriedades vizinhas, divulgando e convidando os moradores, eles chegam ao Assentamento Juncal para a queima do alho (o preparo da comida feita no modo campeiro), as rodas de viola e todo encanto de uma festa simples, mas cheia de tradição.

O Assentamento Juncal foi criado em 2002, no município de Naviraí, com área de 2.453 hectares. São 113 lotes, além das áreas de reserva legal e de preservação permanente. As famílias produzem uma variedade de gêneros alimentícios e possuem um criadouro com abatedor de frango caipira, além do plantel de gado leiteiro.

O Funles

O Projeto Projeto Cavalgada Agrorrural do Conesul é um dos nove projetos financiados pelo Funles nesse primeiro edital desde a criação do fundo, há 11 anos. O Fundo patrocina projetos em cinco eixos de investimentos: Meio Ambiente; Consumidor, a Ordem Econômica e a Livre Concorrência; Aos Direitos de Grupos Raciais, Étnicos ou Religiosos; Bens e Direitos de Valor Artístico, Histórico, Estético, Turístico e Paisagístico; Patrimônio Público e Social e Outros Interesses Difusos.

As receitas que compõem o Fundo são provenientes de indenizações decorrentes de condenações judiciais por danos causados a bens e direitos, multas judiciárias, indenizações e compensações previstas em acordos coletivos, inclusive termo de ajustamento de conduta, bem como multas por descumprimento desses acordos. O Fundo também pode receber contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.

A assinatura dos convênios aconteceu no dia 5 de outubro, na Semagro, em Campo Grande.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.