Com reinício de obras, Imasul quer entregar Museu Interativo da Biodiversidade até dezembro

Categoria: AQUÁRIO DO PANTANAL | Publicado: segunda-feira, abril 4, 2016 as 15:27 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o reinício das obras do Aquário do Pantanal, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) começa a trabalhar efetivamente no cronograma de ocupação das estruturas do prédio. Uma das metas já estabelecidas é a entrega do Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal (MIBIO) – atrativo tecnológico que irá funcionar dentro das dependências do Aquário – até dezembro deste ano.

O anúncio foi feito pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck, durante a solenidade de assinatura do reinício da construção, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (4) e que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Infrestrutura, Marcelo Miglioli, demais secretários de Estado, deputados estaduais e outras autoridades.

Reinicio das obras do Aquario do Pantanal (5)

O secretário Jaime Verruck acompanhou o governador Reinaldo Azambuja e demais secretários na visita à obra do Aquário

“Dependemos que a Egelte ainda termine uma parte do local no qual será instalado o Museu. Com essa finalização, nossa previsão é de que em dezembro deste ano 2016 o MIBIO esteja pronto”, afirmou o secretário.

Além da entrega do MIBIO, o Imasul também vai intensificar o trabalho nos procedimentos que vão envolver a transferência dos peixes que atualmente estão na Quarentena. Segundo o secretário Jaime Verruck, “20 mil peixes deverão povoar os tanques do Aquário Pantanal. Deste total, 7.100 encontram-se na Quarentena instalada na sede da Polícia Militar Ambiental. Vamos trabalhar agora com todas as questões que envolvem convênios e aquisições necessárias para a entrega do local dentro do prazo anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja, que é de 14 meses”.

Também presente no evento, o arquiteto que elaborou o projeto do Aquário, Ruy Ohtake, apostou na importância do empreendimento a médio e longo prazo. “Essa obra está instalada na maior área verde do centro de Campo Grande e uma das mais belas. Esse será o maior Aquário de água doce do mundo, contará com 32 aquários, mais de 6 milhões de litros de água, além de toda a ictiofauna pantaneira. Também teremos atividades ligadas a cultura do estado como a biblioteca, o auditório com capacidade para 250 pessoas, a sala de exposição e o principal: o centro de pesquisa. Esse sim um fator que desenvolverá atividades muito importante a médio e longo prazo”, afirmou.

Reinicio das obras do Aquario do Pantanal (8)

O secretário Jaime Verruck e o arquiteto Ruy Ohtake

MIBIO

O Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal (MIBIO) será um espaço interativo digital que vai abordar o tema da Biodiversidade desde sua formação na terra até os princípios fundamentais para torná-la o mais resiliente possível. Serão 180 estações interativas digitais, digitais-analógicas, analógicas e mecânicas o visitante conhecerá a evolução, princípios de conexões e relações ecológicas, resiliência, serviços do ecossistema e o bem-estar humano, pressões e respostas, sustentabilidade etc. O MIBIO e uma realização conjunta do Governo do Estado (Imasul), com a Petrobras e Fapec.

Com informações de Maria Inês Amaral/Semade
Fotos: Nolli Corrêa/Semade

Reinicio das obras do Aquario do Pantanal (6)

Reinicio das obras do Aquario do Pantanal (3)

Reinicio das obras do Aquario do Pantanal (2)

Reinicio das obras do Aquario do Pantanal (7)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.