Operação Pesca Legal apreende 315 kg de pescado, carne de jacaré e 13 barcos na Bacia do Paraguai

Categoria: COOPERAÇÃO, FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: segunda-feira, outubro 16, 2017 as 11:51 | Voltar

Campo Grande (MS) – A segunda fase da Operação Pesca Legal, realizada pelo governo do Estado de 10 a 15 de outubro na região da Bacia do Rio Paraguai, resultou na apreensão de 315 kg de pescado; 4 kg de carne de jacaré; 13 barcos; 12 motores de popa; 200 iscas vivas; 15 redes de pesca; 22 tarrafas; 28 espinheis; 39 varas com molinete; 1151 anzóis de galho; 1 arma de fogo; 4 munições; 5 veículos; 1 ônibus e 1 freezer.

O objetivo da ação foi de reprimir a pesca predatória e o comércio irregular de pescado capturado de forma ilegal. A operação foi realizada sob o comando da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em conjunto com Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Militar e o 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (15ºBPMA).

O Assessor Policial Militar da Semagro, Tenente Coronel Renato dos Anjos Garnes, que comandou a ação, destacou a importância do trabalho integrado com a PM, PMA e Imasul. “A integração foi fundamental para a eficácia da Operação”, afirmou.

Foram fiscalizados os rios Paraguai, Aquidauana, Miranda, Negro, Correntes, Apa, Piquiri, Taquari e Coxim. Nesses locais, foram vistoriadas 772 embarcações; 333 ranchos de pesca; 1.427 veículos e abordadas 2.961 pessoas, sendo 46 delas autuadas, cinco conduzidas à delegacia e aplicadas R$ 37.170,00 em multas. Os fiscais do Imasul auxiliaram nas ações realizadas no Rio Piquiri.

Em junho deste ano, na primeira fase da Operação Pesca Legal, foi apreendida 1 tonelada de pescado irregular, 303 kg de maconha, armas de fogo e petrechos de pesca em 11 rios da Bacia do Paraná com o objetivo de reprimir a pesca predatória e o comércio irregular de pescado capturado de forma ilegal.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.