Governo de MS inova outra vez ao dar transparência às ações ambientais

Categoria: COMPROMISSO AMBIENTAL, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE | Publicado: terça-feira, junho 6, 2017 as 11:11 | Voltar

Campo Grande (MS) – No Dia Mundial do Meio Ambiente, Mato Grosso do Sul ganhou um endereço na Internet que permite a todos os cidadãos consultar e acompanhar todas as ações ambientais. O Portal da Transparência do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foi oficialmente lançado na noite desta segunda-feira, dia 5, em ato governamental no auditório Germano Barros do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

O Portal da Transparência do Imasul é a principal medida anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja, entre os vários atos governamentais assinados na ocasião, e coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda da prestação de informações ambientais online ao cidadão. A medida mereceu elogios das autoridades presentes, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi, e o promotor de Justiça Luciano Loubet.

“Vamos permitir que todas as pessoas, qualquer interessado, tenha acesso a todas as licenças ambientais emitidas no Estado. A gente está dando uma visibilidade não só para a sociedade, mas também àquele que precisa saber como está o andamento da sua licença ambiental”, afirmou Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O Portal da Transparência do Imasul vai possibilitar aos cidadãos consultar o andamento de todos os processos em tramitação no órgão. Desde licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (com certificado de regularidade), autorizações para supressão vegetal, autos de infração, Documento de Origem Florestal, e toda a legislação da área ambiental. Com essa medida, o governo do Estado cumpre a Resolução 379/06 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) que previa essa providência.

O diretor presidente do Imasul, Ricardo Eboli, que apresentou o Portal da Transparência às autoridades e público presente no evento do Centro de Convenções, frisou que essa medida reflete a nova metodologia de trabalho do órgão ambiental, em consonância com a filosofia de governo. A meta é aproximar o cidadão, sobretudo os produtores, para que sejam parceiros no esforço conservacionista. “Não somos onipresentes, nem onipotentes. Precisamos ter o produtor rural e o empresário conscientes ao nosso lado na proteção dos recursos naturais.”

Para Eboli, o Portal da Transparência se traduz num gesto do Imasul de prestação de contas à sociedade das ações desenvolvidas pelo corpo técnico, e ao mesmo tempo um compromisso de dar celeridade aos procedimentos sem que isso incorra em descuidos das regras ambientais. O Imasul está ciente de seu papel no esforço de desenvolvimento do Estado com sustentabilidade. “Vamos conservar a natureza sem degradar a economia”.

O Portal da Transparência do Imasul está disponível a todos os cidadãos no endereço https://www.imasul.ms.gov.br/transparencia-ambiental-2/ (clique aqui).

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.