Governo discute modelo de gestão para o Parque Estadual das Nascentes do Taquari

Categoria: SUSTENTABILIDADE | Publicado: sexta-feira, dezembro 2, 2016 as 09:36 | Voltar

Campo Grande (MS) – O secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, participou de visita técnica ao Parque Estadual das Nascentes do Taquari nos dias 29 e 30 de novembro e da reunião do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação realizada no Clube da Fazenda Planalto, em Chapadão do Baú, município de Costa Rica. De acordo com Ricardo Senna, a ida ao local foi um “desdobramento do encontro que participamos em São Paulo, sobre gestão de unidades de conservação, viemos compartilhar e debater com o conselho do Parque as possibilidades de estruturação e modelos de concessão. A ideia é que a partir desta visita possamos formular projetos que possam torna-lo mais acessível ao usufruto”.

No dia 24 de novembro, Ricardo Senna e a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís de Azambuja Caramori, participaram do encontro “Parques do Brasil”, no qual foi promovida a discussão de inovações para a gestão e conservação dos parques brasileiros. Durante a reunião do Conselho do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (CONPENT), realizada na quarta-feira (30), o secretário adjunto da Semade fez um breve relato sobre as perspectivas da instituição para a gestão e conservação das Unidades de conservação no Estado e debateu com as entidades integrantes do conselho algumas propostas apresentadas em São Paulo.

visita-tecnica-parque-taquari-3

Membros do conselho do Parque Estadual das Nascentes do Taquari

De acordo com Senna, “as unidades de conservação são instrumentos que podem aliar a conservação ambiental com as oportunidades de geração de emprego e renda. Além de promover a produção de água, oferecer beleza cênica, preservação da biodiversidade, temos a oportunidade de estruturar nossos parques para receber visitação pública, estimulando o turismo doméstico e sensibilizando a população para as necessidades de conservação”.

Histórico
O Parque Estadual das Nascentes do Taquari foi criado em 1999 por iniciativa da comunidade de Costa Rica para proteção das nascentes do Rio Taquari. Ele abrange os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, com 30.618 hectares formando corredor ecológico entre o cerrado e o Pantanal. Os sítios arqueológicos são outras riqueza da região, com registros de peaberus (antigas rotas) de 11mil anos atrás e os vestígios estão em cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região.

Participaram da reunião a chefe do escritório regional de Costa Rica, Martha Gilka Gutiérrez; Ana Cristina Bergler, gestora do Parque Estadual Matas do Segredo; o gerente da Planalto SLC Francis Weber; a técnica do ICMBio Nayara de Oliveira Stacheski; a convidada técnica do Ibama, Anna Cristina Mendo; Welington Fernando Peres Silva, do Parque Nacional das Emas; Joanice Lube Battilani e Alexandre de M. Martins Pereira, do Ibama/Prevfogo; Francimar Vieira da Costa e Aldinei Peres da Silva, do Corpo de Bombeiros; Fabiano Ramos e Fabricia Ananias de Almeida, condutores e guias; Junior Antônio de Oliveira, do Sindicato Rural de Costa Rica; Nelson Antonio de Moraes, do Sindicato Rural de Alcinópolis; Wellington de Moraes Ferrato e José Edelson Lima Sakamoto, do setor de turismo; Reinaldo F. Ferreira Lourival e Mariza Corrêa da Silva, representantes de ongs; Renato Gurgel, Francis Sanini Weber, Enrico Barboza Guzzela e Daniel Andrade, representando a população do entorno do Parque; Gilberto Abreu de Oliveira e Wanderley Furtado Pereira, da comunidade científica.

Confira algumas fotos do Parque Estadual das Nascentes do Taquari.

visita-tecnica-parque-taquari-8

visita-tecnica-parque-taquari-7

visita-tecnica-parque-taquari-6

visita-tecnica-parque-taquari-5

visita-tecnica-parque-taquari-4

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.