Governo e Prefeitura acertam pauta ambiental para Campo Grande

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 15, 2017 as 14:43 | Voltar

O governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande iniciaram conversações para acertar uma pauta ambiental para o município. Na manhã desta quarta-feira (15), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, o secretário Jaime Verruck e o secretário adjunto Ricardo Senna receberam os secretários municipais de Governo, Antonio Cesar Lacerda Alves; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Marcos da Fonseca; e a diretora da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Berenice Maria Jacob Domingues, quando traçaram um rascunho de como será essa ação conjunta. Também foram discutidas medidas na área do desenvolvimento econômico.

“Eles nos trouxeram uma cópia do ZEE (Zoneamento Ecológico e Econômico) do município, também pediram para contribuir com a discussão do Plano Diretor, sobretudo na questão das APPs (Áreas de Preservação Permanente), das nascentes, e também vamos fazer um trabalho forte, uma ação conjunta para cobrir 100% das propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural”, relatou Jaime Verruck.

Quanto à atração de investimentos, os secretários municipais queriam saber, especificamente, sobre o processo de instalação do Porto Seco em Campo Grande e a reativação da ferrovia em toda sua extensão (de Corumbá a Bauru), que funciona precariamente e em alguns trechos. Jaime Verruck explicou que quanto ao Porto Seco, o processo precisa ser reiniciado “do começo” e que deve acompanhar o governador Reinaldo Azambuja em reunião com o superintendente da Receita Federal em Brasília, nos próximos dias, para tratar do assunto.

Quanto à ferrovia, na segunda-feira (13) o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck se encontraram em Corumbá com o ministro de Obras Públicas, Serviços e Habitação da Bolívia, Milton Carlos Hinjosa, e decidiram unir esforços para retomar o projeto do corredor bioceânico. A Bolívia tem interesse de utilizar a ferrovia para enviar seus produtos via Atlântico, enquanto o Brasil teria acesso mais curto ao Oceano Pacífico e ao mercado asiático.

O governador se comprometeu a levar o assunto até o governo federal e tudo correndo conforme previsto, até o dia 22 de março será possível firmar um protocolo de cooperação entre os dois países para retomar o projeto.

Verruck destacou a “posição privilegiada” de Campo Grande, com boa logística, favorável para a atração de investimentos, podendo ampliar significativamente seu parque industrial.