Semade e Imasul lança Instrumento de Outorga de Recursos Hídricos no dia 30 de novembro

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: quinta-feira, novembro 26, 2015 as 10:47 | Voltar

Campo Grande (MS) – O governo do Estado lança na segunda-feira (30), o Instrumento de Outorga dos Direitos de Uso de Recursos Hídricos. A solenidade de lançamento será realizada no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a partir das 8h e contará com a presença do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, além de outras autoridades estaduais e municipais, gestores públicos, técnicos e demais interessados. Durante todo o dia, técnicos do Imasul vão realizar apresentações sobre o manuseio do sistema informatizado de solicitação da outorga, bem como das análises de disponibilidade hídrica no Estado para os mais diversos fins, realizadas pelo Instituto.

A outorga da água é um ato administrativo, concedido pelo poder público e previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, bem como garantir o acesso universal aos recursos hídricos. Em Mato Grosso do Sul, a outorga do uso dos recursos hídricos que pertencem ao Estado (rios, bacias, lençóis freáticos, etc) compete ao Imasul. Usuários de água, pessoas físicas e jurídicas, deverão solicitar a outorga ao Imasul a partir de 1º de dezembro. O solicitante deverá efetuar sua declaração de uso no Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos – CEURH, no Sistema Imasul de Registro e Informações Estratégicas de Meio Ambiente (Siriema), disponível no site http://siriema.imasul.ms.gov.br. A solicitação é totalmente gratuita.

“Todo o processo de solicitação e análise dos processos de outorga será online, por meio de um sistema desenvolvido pela administração estadual para dar celeridade e segurança ao processo de solicitação e obtenção da outorga. Com o módulo totalmente informatizado, Mato Grosso do Sul dará um salto em inovação e tecnologia, deixando o grupo dos Estados que ainda não estavam emitindo a outorga para se tornar referência no controle das águas no país”, informa Jaime Verruck.

De acordo como secretário, “a água é de primordial importância para manutenção da vida e é elemento fundamental em diversos sistemas produtivos, como a irrigação, indústria, geração de energia elétrica, preservação ambiental, paisagismo, lazer e navegação. Para que esses usos ocorram de forma organizada é necessário que o Estado, por meio de uma autorização, realize sua melhor distribuição observando a quantidade e a qualidade adequadas para atender aos atuais e futuros usos”.

Com a implantação da outorga, Mato Grosso do Sul, “avança na política de desenvolvimento baseado na gestão sustentável dos recursos naturais. O uso racional das águas e o efetivo direito de acesso a todos os usuários garantem o crescimento da produção e a sustentabilidade com as gerações futuras em crescer e preservar”, finaliza Jaime Verruck.

 Confira abaixo a programação completa do lançamento do Instrumento de Outorga dos Direitos de Uso de Recursos Hídricos.
Data: 30 de novembro – Segunda-feira
Local: Imasul – Auditório Shirley Palmeira – Parque dos Poderes
Horário: 8h (Abertura)

8h às 10h - Lançamento do Instrumento de Outorga de Recursos Hídricos
10h às 10h30 - Apresentação do módulo informatizado para solicitação da Outorga
10h30 às 12h - Apresentação da análise de disponibilidade hídrica na Outorga (Água Superficial - Barramento e Lançamento)
12h às 14h – Intervalo
14h às 15h - Análise de finalidade de uso para a Outorga (Irrigação - Dessedentação animal e Aquicultura)
15h às 16h - Análise de finalidade de uso para a Outorga (Abastecimento Público, Consumo Humano e Atividades Turísticas)
16h às 16h30 - Análise de finalidade de uso para a Outorga (Mineração e Água Subterrânea)
16h30 às 17h30 - Análise de finalidade de uso para a Outorga (Esgotamento Sanitário e Indústria)
17h30 às 18h - Análise de finalidade de uso para a Outorga (DRDH e Geração de energia termelétrica)

convite lançamento outorga

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.