Governo renova licença de operação de 66 aviários em 16 municípios de MS

Categoria: LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Publicado: quinta-feira, abril 19, 2018 as 11:40 | Voltar

Campo Grande (MS) - O Governo do Estado renovou a licença ambiental de operação de 66 aviários localizados em 16 municípios sul-mato-grossenses, cuja produção é integrada à indústria da BRF em Dourados. Os licenciamentos foram entregues pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, responsável pela agricultura familiar no Estado e pelo diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Ricardo Eboli, na terça-feira (17), no primeiro dia da Tecnofam, feira de Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar, que acontece na Embrapa Agropecuária Oeste.

“A entrega dessas licenças aos aviários em um evento como a Tecnofam reforça o trabalho que o Governo do Estado tem realizado para o setor nos últimos três anos. O governador Reinaldo Azambuja nos elencou prioridades e a avicultura é uma delas. Entendemos que o setor tem espaço para crescer. Temos condições de ter o dobro do tamanho na avicultura, para isso precisamos mais produtores, ampliar a produção industrial já instalada e atrair novos empreendimentos. O governo tem feito o seu papel, proporcionando incentivo fiscal, atraindo os produtores interessados com facilidades no acesso ao FCO, estimulando e melhorando a produção de milho e fomentando os integrados”, comentou o secretário Jaime Verruck.

O titular da Semagro, secretaria responsável pela agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, reforçou a força-tarefa do Imasul para agilizar a renovação da licença de operação dos aviários. “Nós compreendemos a importância que as questões ambientais têm para a cadeia produtiva da avicultura, por isso trabalhamos de forma a flexibilizar e desburocratizar o licenciamento ambiental. Estamos avançando na questão sanitária e hoje, com o trabalho sinergético dos órgãos ligados à Semagro, como a Iagro, o Imasul e a Agraer, em conjunto com as entidades do setor, temos 87% de todo os aviários enquadrados na portaria do Ministério da Agricultura. Temos um problema de exportação de frango, mas estamos trabalhando, via bancada da agricultura e o Ministério para que essa situação se resolva rapidamente”, afirmou Verruck.

O presidente da Associação de Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul), Adroaldo Hoffman, entregou ao secretário Jaime Verruck um documento com demandas de ajuste do setor e ressaltou a importância do PROAPE da avicultura, anunciado este ano pelo Governo do Estado. “É um marco para o setor. Temos potencial de consumo e crescimento. O produtor está disposto a investir na atividade, assim como a indústria”, disse.

Com relação ao processo de licenciamento ambiental, o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli lembrou que as licenças entregues aos aviários na Tecnofam “vão proporcionar com que 2,7 milhões de aves sejam abatidas, por ciclo. Esse número envolve a produção de 73 pequenos agricultores. Fizemos uma força-tarefa para a regularização desses empreendimentos. Nosso trabalho, agora, será no sentido de flexibilizar e desburocratizar o processo de licenciamento da avicultura, pois entendemos que o resíduo principal da atividade avícola é uma riqueza que contribui para recuperação do solo”, finalizou.