Governos de MS e MT ampliam discussões sobre proteção do Pantanal

Categoria: RESERVA DA BIOSFERA | Publicado: sexta-feira, fevereiro 3, 2017 as 14:38 | Voltar

Campo Grande (MS) - Autoridades e pesquisadores de Mato Grosso do Sul  e Mato Grosso e se reuniram nesta quinta-feira (2), na sede do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), para alinhar diretrizes e ações de proteção e conservação à Reserva da Biosfera do Pantanal. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional das Áreas Úmidas (INAU), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Sesc Pantanal e apoio do Ministério do Meio Ambiente. No dia 2 de fevereiro se comemora o Dia Mundial das Áreas Úmidas e o Pantanal é a maior área úmida do planeta.

A discussão principal girou em torno de integrar e unificar as ações dos dois Estados com o objetivo de preservar o bioma e promover o desenvolvimento econômico e social da região pantaneira, seguindo o que já havia sido iniciado com a assinatura da Carta de Caiman, no dia 16 de outubro do ano passado em reunião na Reserva Caiman, em Mato Grosso do Sul, explicou a diretora de Desenvolvimento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Thaís Caramori.

A programação do evento constou de palestras, mesas-redondas, oficinas e trilhas no Parque Sesc Baía das Pedras e teve a participação do analista ambiental Maurício Pompeu, do Ministério do Meio Ambiente, que falou sobre Convenção de Ramsar e o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A Convenção de Ramsar  foi criada em fevereiro de 1971 na cidade iraniana com o mesmo nome; é um tratado intergovernamental com o intuito de proteger os habitats aquáticos importantes para a conservação de aves migratórias e demais áreas úmidas de modo a promover sua conservação e uso sustentável, bem como o bem-estar das populações humanas que delas dependem.

Thaís Caramori frisou que todas as ações nesse sentido caminham em consonância com o Projeto de Lei que dispõe sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal, em tramitação no Senado. A iniciativa de juntar esforços entre os dois Estados foi necessária para manter o status de Reserva da Biosfera ao Pantanal, título conferido pela Unesco que credencia a região para receber fundos internacionais em ações de conservação e preservação.

O próximo importante passo nesse sentido será o evento do dia 14 de fevereiro, em Cuiabá, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, quando será instalado o Conselho Executivo da Reserva da Biosfera do Pantanal, composto por cinco representantes de cada Estado. Na ocasião serão assinados também outros atos e portarias.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.