Imasul auxilia na organização da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Categoria: COOPERAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NOSSO TRABALHO | Publicado: terça-feira, setembro 12, 2017 as 16:36 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), auxilia os trabalhos de organização da etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento nacional é organizado pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente e em Mato Grosso do Sul conta com a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (SED) e o apoio do Imasul.

A proposta da Conferência é mobilizar adolescentes e jovens de todo o Brasil para promover a reflexão do tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, bem como o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, na escola e de seu entorno.

De acordo com a fiscal ambiental do Imasul e coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) em Mato Grosso do Sul, Eliane Maria Garcia, “nós vamos participar de todo o processo de organização e de acompanhamento dos trabalhos no dia da Conferência. Nesse momento, a SED vai capacitar os professores à distância. Nós já contribuímos com o conteúdo, cujo tema é ‘Vamos cuidar do Brasil, Cuidando das Águas’”. Além de Eliane, o analista ambiental Adriano Souza Coelho, da Unidade de Educação Ambiental do Imasul e outras entidades e orgãos públicos vão auxiliar nos trabalhos da etapa estadual da Conferência.

Fases

As conferências acontecerão em duas fases: Preparatória, com oficinas; e fase das Conferências, com Conferência nas Escolas, Conferência Estadual (Campo Grande); e Conferência Nacional (Brasília). O curso/oficina, de curta duração, é direcionado para um professor do 6o ao 9o ano, de qualquer componente curricular, que fará o papel de articulador da conferência em sua escola. O curso/oficina será ofertado no ambiente moodle da SED, com carga horária de 40 horas e certificação.

Neste momento, a fase preparatória está em andamento, ou seja, os professores inscritos estão sendo cadastrados na plataforma para que o curso seja iniciado ainda este mês.

Saiba mais em http://conferenciainfanto.mec.gov.br. Outras informações poderão ser esclarecidas pelo e-mail nef@sed.ms.gov.br e/ou (67) 3318-2303.