Imasul licencia instalação de Usina Solar em Água Clara e MS avança na produção de energia renovável

Categoria: LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Publicado: quinta-feira, dezembro 10, 2015 as 15:39 | Voltar

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul avança no incentivo à produção e exploração de energias renováveis. Nesta semana, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu licença de instalação autorizando a construção de uma Usina Fotovoltaica (Energia Solar) no município de Água Clara. O empreendimento é da Eletrosul Centrais Elétricas S.A, terá investimentos de R$ 153,8 milhões e capacidade de produção de 22,08 MWp de energia. Será o a primeiro deste porte e tecnologia a ser construído no Estado, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entre licenças prévias e de instalação, o Imasul já autorizou neste ano 11 usinas que utilizam fontes renováveis para a produção de energia elétrica. Somente na semana passada foram 10 empreendimentos de termelétricas autorizados, que utilizam como matéria-prima a biomassa – o investimento previsto nessas térmicas de biomassa é de R$ 2,760 bilhões, com potencial de geração de energia de 535,75 Megawatts.

“O incentivo à produção e exploração de energias renováveis faz parte do planejamento estratégico do governo do Estado para a diversificação da matriz econômica e promoção do desenvolvimento sustentável. Essa questão está ligada ao cluster florestal que estamos criando em Mato Grosso do Sul, envolve o setor sucroalcooleiro e, a partir de agora, também passa a englobar usinas fotovoltaicas. A exemplo de outras regiões do país, nós temos potencial para o uso da energia solar que precisa ser explorado. Além disso, a instalação de um empreendimento como esse proporciona ao Estado um avanço tecnológico muito significativo e importante”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.