Imasul publica editais para revisão dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação estaduais

Categoria: GESTÃO AMBIENTAL | Publicado: quarta-feira, setembro 20, 2017 as 15:56 | Voltar

Campo Grande  (MS) - O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) publicou dois editais de chamamento público para selecionar entidades aptas a fazer a revisão dos Planos de Manejo do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Os Planos de Manejo são importantes para estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão das unidades. A demanda atende a Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

O Imasul destaca que apesar de os dois parques já possuírem planos de manejo aprovados, muitos objetivos e metas das Unidades de Conservação devem ser revistos considerando o tempo de aprovação dos mesmos, dentro do princípio cíclico do manejo adaptativo. “É necessário ainda o ajuste destes planos ao Roteiro Metodológico para Elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Estaduais (2015)”, explica Thaís Caramori, diretora-presidente, em exercício, do Imasul.

A diretora em exercício ainda explica que outra questão a ser revisada é a definição da zona de amortecimento dos parques, atualizando o ordenamento de uso de acordo com legislações vigentes para tratar do assunto. “Faz-se necessária uma revisão espacial e operacional para o efetivo manejo e gestão dessas unidades, com enfoque no incremento de pessoal e materiais necessários para operacionalizar as atividades de uso público, pesquisa científica, proteção e fiscalização das unidades”, afirma Thaís Caramori.

 A ampliação das metas de uso público requer a implantação e diversificação de atividades e estruturas físicas, como trilhas, receptivo, centro de visitante, áreas temáticas com seus respectivos elementos interpretativos, tais como: arborismo, tirolesa, mirantes, avistamento de fauna, etc.

“O desenvolvimento destas temáticas propicia a preparação dos Parques para uso público, de forma que garanta a conservação de seus recursos naturais e histórico culturais, através da sensibilização dos visitantes pelo contato com a natureza, do envolvimento da população nas atividades relacionadas com o uso público, trazendo assim benefícios para os moradores do entorno”.

 O trabalho deverá ser finalizado em 10 meses.  Os editais de chamamento público estão disponíveis em https://www.imasul.ms.gov.br/chamamento-publico/.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.