Imasul vai ajudar Glória de Dourados a ativar viveiro de mudas

Categoria: RECURSOS FLORESTAIS | Publicado: quarta-feira, março 22, 2017 as 16:07 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) vai ajudar o município de Glória de Dourados a ativar seu viveiro de mudas, objetivando a recuperação das áreas de preservação permanentes com passivo ambiental. O assunto foi discutido entre o diretor presidente do Imasul, Ricardo Eboli, e as vereadoras Cláudia Marangoni e Professora Rosane, em reunião na tarde desta quarta-feira (22), na sede do instituto.

O município dispõe de uma área reservada para essa finalidade desde a década de 80, mas por falta de orientação técnica o viveiro nunca chegou a ser ativado. Para tanto, será firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Imasul, que enviará técnicos para auxiliar na estruturação dos canteiros, seleção das espécies e demais assistência necessária.

A vereadora Professora Rosane, que é bióloga, frisou que a gestão municipal anterior sofreu uma ação judicial para executar a recuperação de áreas de preservação permanente, porém o trabalho não avança devido à falta de mudas. “Tivemos a ideia de procurar o Imasul e fomos atendidas, vamos ter o apoio necessário pra fazer o viveiro”, disse. A intenção, ainda, é produzir mudas frutíferas para distribuir à população.

Ricardo Eboli estuda visitar a cidade no fim de abril ou início de maio, por ocasião da realização da feira agropecuária local, quando deve ser firmado o Termo de Cooperação para ativação do viveiro. Nesta visita o diretor presidente do Imasul vai aproveitar para se reunir com produtores rurais do município para explicar como fazer o cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e sanar todas as dúvidas a respeito.