Paranaíba aguarda licenciamento de aterro sanitário e pede apoio para ampliar industrialização

Categoria: LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Publicado: segunda-feira, fevereiro 1, 2016 as 17:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – Na tarde desta segunda-feira (01), o secretário de Meio Ambiente de Desenvolvimento Econômico (Semade) e diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul), Jaime Verruck, recebeu no gabinete da Semade o prefeito de Paranaíba, Diogo Tita. Acompanhado do secretário do Governo de Paranaíba, Andrew Robalinho, Tita expôs as necessidades para dar continuidade ao desenvolvimento do município, localizado na região da Costa Leste, distante 407 km da Capital. As demandas discutidas foram em relação ao processo de licenciamento do aterro sanitário do município e a solicitação de apoio do Governo do Estado para fomentar a industrialização na cidade.

Paranaíba aguarda a evolução do licenciamento do aterro sanitário que também deverá atender aos municípios do entorno. No momento, o processo está em fase de análise pelo Imasul para a concessão da licença de instalação. De acordo com Diogo Tita, existem algumas pendências junto ao município que já foram apresentadas à prefeitura. Cabe agora uma análise técnica a ser realizada por equipes do Imasul e Sanesul para determinar a metodologia mais adequada para a implantação deste aterro.

Para o secretário da Semade, Jaime Verruck, o tema é de grande relevância para Mato Grosso do Sul, tanto no âmbito da saúde pública, quanto do meio ambiente. Houve um compromisso de alinhamento das equipes técnicas responsáveis pela tratativa no intuito de dar agilidade ao processo de licenciamento. “O aterro sanitário é uma das principais questões ambientais urbanas do país e também do nosso estado. Para nós, o avanço na implementação deste aterro é prioridade”, ressaltou.

Desenvolvimento local – Paranaíba possui projetos de implantação de indústrias em andamento, a exemplo da Latasa (indústria de reciclagem de alumínio) e da Orbi (usina bioenergética). O prefeito igualmente solicitou o apoio da Semade, tanto em relação às empresas que estão em processo de instalação no município quanto para dar continuidade à industrialização da cidade.

Tita ainda pontuou para que Paranaíba seja colocada como uma opção na atração de investimentos. O município já possui tradição na indústria de calçados. Para Jaime Verruck, Paranaíba possui condições de comportar mais indústrias do segmento e enfatizou que recentemente esteve com representantes de novas indústrias de calçados que se interessaram pela cidade. “Estamos discutindo um termo de acordo para atrair essas indústrias de calçados”, finalizou o secretário da Semade.

Da esquerda para direita: Andrew Robalinho, secretário de Governo da Prefeitura de Paranaíba, Jaime Verruck, secretário da Semade e Diogo Tita, prefeito de Paranaíba. Foto: Nolli Corrêa