Parque das Nações Indígenas ganha mais um bosque com 80 árvores de espécies nativas

Categoria: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | Publicado: sexta-feira, outubro 27, 2017 as 10:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Parque das Nações Indígenas, endereço muito apreciado pela família campo-grandense para momentos de lazer e práticas esportivas, acaba de ganhar mais um importante atrativo. A Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) plantou um bosque com 80 mudas de espécies de todos os biomas presentes no Estado, sendo 40 de ipês em suas diferentes cores de florada.

O descerramento da placa que inaugura o Bosque dos 40 Anos, em alusão ao 40º aniversário de Mato Grosso do Sul, aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) com a presença do diretor presidente da Famasul, Maurício Saito; da diretora de Desenvolvimento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Thaís Caramori, diretores da entidade e representantes de sindicatos rurais de vários municípios do interior.

O Bosque dos 40 Anos ocupa um espaço de 8 mil metros quadrados entre o lago principal e a obra do Aquário do Pantanal. Ao lado de cada muda há uma base de concreto com uma placa identificando a espécie, e todas foram cercadas com telas para impedir o ataque de animais silvestres. As plantas são irrigadas regularmente e recebem adubação e controle do solo, explica a consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho.

Ela conta que o projeto do bosque teve início em meados de abril. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foi procurada e iniciaram-se as tratativas da parceria. No dia 22 de setembro as mudas foram plantadas e hoje, pouco mais de um mês, o bosque foi inaugurado com todas as plantas sadias.

“A intenção foi trazer para dentro da cidade essa ação de sustentabilidade que já tem no campo. Os produtores rurais têm por hábito plantar árvores em volta de suas casas e são obrigados por lei a preservar áreas de suas propriedades como reserva legal, mantendo percentuais de espécies nativas”, explica Daniele Coelho.

A parceria com a Famasul é a primeira após o lançamento do programa Adote PNI, instituído pelo Decreto 14.864 de 25 de outubro de 2017. O Programa estabelece as regras para a adoção de áreas ou equipamentos do Parque por empresas ou entidades da sociedade civil, que ficam responsáveis pela manutenção e melhorias, mediante a aprovação de projeto e a assinatura de um termo de parceria.

Thaís Caramori conta que outras empresas já procuraram o Imasul propondo instalar equipamentos de ginástica e outras melhorias no Parque. Cada solicitação será avaliada, devendo ter um projeto detalhado do que se pretende executar, e após análise o órgão ambiental delibera se é possível ou não firmar a parceria.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.