Pesquisa inédita identifica municípios vulneráveis à mudança do clima em MS

Categoria: MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Publicado: terça-feira, novembro 29, 2016 as 14:08 | Voltar

Campo Grande (MS) -  Projeções feitas para o período de 2041 a 2070 revelam que Mato do Grosso do Sul poderá ficar mais quente e mais seco. Em todo o estado haverá aumento na temperatura, com elevações de até 5,8°C em comparação com o período atual. Esta informação faz parte de um estudo inédito, que avaliou a vulnerabilidade à mudança do clima nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Os resultados da pesquisa serão divulgados na coletiva de imprensa, que ocorrerá nesta quarta-feira (30), às 9h, no Grand Park Hotel, em Campo Grande, durante o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima. A pesquisa contou com informações fornecidas pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul).

A coletiva de imprensa contará com a presença dos seguintes convidados: a representante do Ministério do Meio Ambiente, Lia Mendes Cruz;  a diretora de desenvolvimento do Imasul, Thais de Azambuja Caramori; o coordenador estadual de vigilância em saúde ambiental, Karyston Adriel; o coordenador do projeto, Ulisses Confalonieri e a mestranda responsável pelo pesquisa sobre o estado, Isabela Brito.

Para o desenvolvimento do estudo, além de informações sobre a mudança do clima no Mato Grosso do Sul, foram considerados dados de cada município sobre preservação ambiental e população, como saúde e condições socioeconômicas. Também foram analisadas doenças como dengue, leptospirose, leishmaniose tegumentar americana e visceral, mortalidade por diarreia e acidentes com animais peçonhentos.

O Seminário faz parte do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, realizado pela Fiocruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da iniciativa é avaliar os riscos gerados pelas alterações climáticas às populações nas cinco regiões do país e criar uma ferramenta, um software, para calcular a vulnerabilidade humana à mudança do clima em seis estados: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, este último escolhido para representar a região centro-oeste.

O quê: Coletiva de imprensa para divulgação de resultados sobre pesquisa do estado do Mato Grosso do Sul
Quando: dia 30 de novembro (quarta-feira)
Horário: 9h
Onde: Grand Park Hotel (Av. Afonso Pena, 5282 - Chácara Cachoeira, Campo Grande – MS)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.