Prazo do CAR vence em 5 de maio e um terço das propriedades rurais de MS está cadastrada

Categoria: CADASTRO AMBIENTAL RURAL | Publicado: quarta-feira, abril 20, 2016 as 15:16 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em Mato Grosso do Sul, 25 mil propriedades rurais já realizaram sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o número de adesões “tem aumentado de forma animadora e significativa nas últimas semanas”, avalia o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Jaime Verruck. “É um número positivo e que nos anima. Esperamos que os proprietários rurais mantenham esse ritmo de procura nos próximos dias, mas temos de lembrar que o cadastro é obrigatório e estamos a 16 dias da data limite para fazer o CAR. O prazo termina em 5 de maio e é com essa data que trabalhamos”, reforça o secretário.

Na terça-feira (19), uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou relatório do Projeto de Lei de Conversão (PLC) com uma emenda prevendo o adiamento do prazo final do CAR para dezembro de 2017. A sugestão foi feita pelo deputado Luis Carlos Heinze, mas para se tornar lei, no entanto, o projeto ainda precisa da aprovação dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado para, em seguida, ser sancionado ou vetado pela presidente Dilma Rousseff.

“Estamos cientes das propostas que tramitam no Congresso, mas trabalhamos ainda com a data de 5 de maio como prazo final do CAR, portanto, continuamos nossa mobilização para que os proprietários rurais façam sua adesão até esse prazo”, afirmou Jaime Verruck. Com a intensificação da campanha de divulgação, mobilização e sensibilização para a inscrição no CAR, promovida pelo Imasul, o número de cadastros realizados no Estado de 1º a 20 de abril já superou em 35% a quantidade registrada no mês de março.

Entre as ações promovidas pelo Imasul para mobilizar os proprietários rurais a se cadastrarem no CAR se destacam a parcerias com a Agraer, Famasul e sindicatos rurais, além de campanhas na mídia. O CAR Móvel também desempenhou importante contribuição nas edições da Rota do Desenvolvimento em Dourados, Três Lagoas e Corumbá. A unidade móvel do Imasul que presta atendimento aos produtores esteve na Expogrande há 10 dias e estará na região de Bonito na próxima semana.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.