PROJETO CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI

Este projeto tem como objetivo a divulgação de informações e práticas ambientais sustentáveis e a capacitação de produtores rurais e de gestores públicos nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Para alcançar os objetivos propostos no projeto, foram planejadas 04 metas:
1. Articulação, mobilização e produção de material para capacitação comunitária;
2. Capacitação para recuperação de áreas degradadas da Sub-bacia do Rio Taquari;
3. Capacitação para implantação da rede de viveiros na Sub-bacia do Rio Taquari; e
4. Seminário final do projeto.

A meta nº 02 contempla sete “Cursos para a Recuperação de Áreas Degradadas” que visam a capacitação de produtores rurais, e estão sendo realizados no período de maio a agosto de 2018. A participação é gratuita. Para informações adicionais e acesso à datas, locais, programação e material didático, clique aqui.

A meta nº 03 foi realizada em outubro de 2017 por meio do Curso sobre Coleta de Sementes e Produção de Mudas para Viveiros. Para conhecer mais e acessar o material didático do curso, clique aqui.

As demais metas contemplam a articulação e mobilização comunitária nos onze municípios de atuação do projeto (meta nº 01), com a divulgação de materiais educativos e informativos (spots para rádio, cartilhas e revistas), e a realização de dois seminários que apresentarão os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e promoverão o debate para futuras ações (meta nº 04). Os seminários serão realizados em Coxim e Corumbá em novembro de 2018.

Em atenção à meta nº 01, visando difundir informações sobre o projeto e temas ambientais relevantes, assim como divulgar os eventos planejados, foram elaborados cinco spots para veiculação em rádio. Conheça-os abaixo, onde foram disponibilizados por tema:

• Projeto

* Para fazer o download, clique aqui.

• Cursos sobre recuperação de áreas degradadas para proprietários rurais:

• Seminários

* Para fazer o download, clique aqui.

• Cadastro Ambiental Rural (CAR/MS)

• Informativo de Prade

* Para fazer o download, clique aqui.

Esta iniciativa é realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) com recursos da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal, por meio do Convênio MMA/SRHU nº 02078/2014, cadastrado no Sistema de Convênios Federais (Siconv) com o nº 811696/2014. O Projeto conta ainda com a parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS (AGRAER) por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 03/2017.

Para informações adicionais, entre em contato com a equipe responsável por meio dos seguintes contatos:
Telefone: (67) 3318-5630 / 5662 / 5624
E-mail: educacaoambiental@imasul.ms.gov.br