PROJETO CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARI

Este projeto tem como objetivo a divulgação de informações e práticas ambientais sustentáveis e a capacitação de produtores rurais e de gestores públicos nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Para alcançar os objetivos propostos no projeto, foram planejadas 04 metas, detalhadas a seguir:

1. Articulação, mobilização e produção de material para capacitação comunitária

Esta meta contempla a articulação e mobilização comunitária nos onze municípios de atuação do projeto, com a produção e distribuição de materiais educativos e informativos (spots para rádio, cartilhas e revistas). Em agosto de 2018, ficaram prontos os spots para veiculação em rádio e as cartilhas informativas.

Cartilha informativa

Clique aqui para visualizar a cartilha e fazer o download.

Foram produzidos cinco spots para veiculação em rádio, visando a difusão em massa de temas relevantes e dos eventos planejados. Os spots estão sendo divulgados em diversas rádios do interior do estado desde agosto de 2018. Conheça-os abaixo, onde estão disponibilizados por tema:

• Projeto (escute o audio abaixo ou faça o download clicando aqui)
  • Cursos sobre recuperação de áreas degradadas para proprietários rurais (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui)
  • Seminários (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui)
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR/MS) (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui)
  • Informativo de Prade (escute o audio abaixo ou faça o download, clicando aqui)

Também está sendo produzida uma edição especial da Revista Aguapé, uma publicação que visa disseminar conhecimentos, informações e experiências socioambientais na Bacia do Alto Paraguai e no Pantanal, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais. Esta edição irá divulgar as ações do projeto e notícias jornalísticas socioambientais da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari, difundindo práticas e propostas de recuperação e conservação ambiental e informações de utilidade pública da área de atuação do projeto.

2. Capacitação para recuperação de áreas degradadas da Sub-bacia do Rio Taquari

A meta nº 02 contemplou sete “Cursos para a Recuperação de Áreas Degradadas” que visaram a capacitação de produtores rurais. Os cursos foram realizados no período de maio a agosto de 2018. Para informações adicionais e acesso à datas, locais, programação e material didático, clique aqui.

3. Capacitação para implantação da rede de viveiros na Sub-bacia do Rio Taquari

A meta nº 03 foi realizada em outubro de 2017 por meio do Curso sobre Coleta de Sementes e Produção de Mudas para Viveiros. Para conhecer mais e acessar o material didático do curso, clique aqui.

4. Seminário final do projeto

Serão realizados dois seminários, que apresentarão os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e promoverão o debate para futuras ações. Os seminários serão realizados em Coxim e Corumbá em novembro de 2018, conforme especificado abaixo.

Município Data Local
Corumbá 26/11/2018 Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, localizado na Rua Domingos Sahib, nº 570 – Porto Geral, Corumbá-MS
Coxim 30/11/2018 Câmara Municipal, localizada na Rua João Pessoa, 130 – Centro, Coxim / MS

* A programação preliminar será disponibilizada em breve.

Esta iniciativa é realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) com recursos da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal, por meio do Convênio MMA/SRHU nº 02078/2014, cadastrado no Sistema de Convênios Federais (Siconv) com o nº 811696/2014. O Projeto conta ainda com a parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS (AGRAER) por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 03/2017.

Para informações adicionais, entre em contato com a equipe responsável por meio dos seguintes contatos:
Telefone: (67) 3318-5630 / 5662 / 5624
E-mail: educacaoambiental@imasul.ms.gov.br