Semade e Imasul vão elaborar plano de uso sustentável das Unidades de Conservação

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: sexta-feira, março 4, 2016 as 08:58 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) vão elaborar um plano de uso sustentável das Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Os primeiros passos já foram estabelecidos na manhã desta quinta-feira (3), pelo secretário-adjunto Ricardo Senna e pela equipe do Imasul formada por Ana Cristina Bergler, gestora do Parque Estadual Matas do Segredo, por Reginaldo Oliveira, gestor do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Leonardo Tostes Palma, gerente de Unidades de Conservação do Imasul.

"Os nossos parques estaduais e outras unidades de conservação não são somente ricos em biodiversidade e belezas naturais. Eles também podem ter uso sustentável, servir de alternativa econômica, atrair grupos específicos de turistas, trabalhar a educação ambiental junto às comunidades, escolas estaduais e municipais da região. Nossas unidades de conservação cumprem um papel fundamental dentro de nossa política de desenvolvimento sustentável", afirmou Ricardo Senna.

Na avaliação do gestor do Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Reginaldo Oliveira, a reunião com o secretário-adjunto da Semade foi de grande importância. “O encontro mostrou que as ideias estão afinadas e me deixou com a certeza que estamos no caminho certo para em pouco tempo abrirmos o Parque para visitação dando oportunidade a comunidade local de conhecer e valorizar e riqueza natural que os cerca. Ao mesmo tempo, foi o ponta pé inicial para o crescimento do turismo sustentável na região”, disse o gestor da unidade conservação.

Leonardo Tostes Palma, gerente de Unidades de Conservação do Imasul, reforçou que algumas unidades de conservação já estão com seus planos de manejo em fase de conclusão e devem levar em conta as considerações feitas durante o encontro.

Reuniao UCS - Ricardo Senna 2

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.