Semade e órgãos ambientais de 16 Estados apresentam ações para proteger áreas de Mata Atlântica

Categoria: COOPERAÇÃO | Publicado: sexta-feira, maio 20, 2016 as 10:41 | Voltar

Campo Grande (MS) – O secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna, representou a Semade no Encontro dos Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica, realizado na quinta-feira (19) no Palácio Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Participaram gestores da área ambiental de 17 Estados brasileiros nos quais existem áreas de Mata Atlântica – dentre eles, Mato Grosso do Sul.

Os secretários apresentaram as iniciativas realizadas, ao longo do último ano, para ampliar a cobertura de Mata Atlântica e buscar o desmatamento zero deste importante bioma até 2018. As metas constam no documento “Nova História para a Mata Atlântica” firmado entre os gestores estaduais e a Fundação SOS Mata Atlântica no I Encontro realizado em 2015. O evento contou com a presença do governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles e do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho - que formalizou a adesão do Governo Federal ao pacto.

“Nós, juntamente com os demais gestores ambientais dos 17 estados que compõem a Mata Atlântica presentes, reafirmamos o compromisso de reduzir e acabar com o desmatamento nas áreas e remanescentes desse bioma”, informou Ricardo Senna. Durante o encontro, o secretário-adjunto da Semade apresentou as ações que o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) vem realizando “não somente no ponto de vista da gestão ambiental, mas também as novas normativas e resoluções relacionadas aos processos de licenciamento, no sentido de tornar o Estado uma economia sustentável”.

Mata Atlântica em MS

Áreas de Mata Atlântica em MS

No encerramento do encontro, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, aprovou a união da sociedade civil organizada, por meio da Fundação SOS Mata Atlântica e os estados com cobertura do bioma para frear o desmatamento. “Vamos trabalhar juntos para criar leis de proteção dos biomas nacionais, a exemplo da Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006). Quero ressaltar que, dentro de 15 dias, faremos uma reunião com todos os secretários de Meio Ambiente do Brasil para tratar da implementação de vários programas na área ambiental. O momento exige transparência, cooperação, seriedade e atitude para construir uma agenda ambiental favorável ao país”, declarou o ministro.

Clique aqui e baixe a íntegra do documento firmado pelos  gestores ambientais presentes no evento. Abaixo, a lista das autoridades participantes, signatárias do documento.

José Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente
André Corrêa, Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro
Artur José Vieira Bruno, Secretário de Estado do Meio Ambiente do Ceará
Aladim Fernando Cerqueira, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo
Sérgio Xavier, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco
Ziza Carvalho, Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí
José Mairton Figueiredo de França, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte
Olivier Ferreira das Chagas, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe
Patrícia Faga Iglecias Lemos, Secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo
Ricardo José Soavinski, Secretário do Paraná
Alexandre Waltrick Rates, Presidente da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) do Governo de Santa Catarina
Carlos Eduardo Gomes, Gerente de Gestão Ambiental e Clima da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas
Diego de Melo Pereira, Chefe da Divisão Flora da Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul
Fabiano Carvalho de Lucena, Secretário Executivo de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Marília Carvalho de Melo, Subsecretária de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
Fernanda Teixeira Silva, Diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF – MG
Rogério Rocha, Secretário Executivo do Meio Ambiente de Goiás
Ricardo José Senna, Secretário Adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul.

Encontro Secretarios Mata Atlântica

O ministro Sarney Filho (centro) e demais gestores estaduais de Meio Ambiente presentes no encontro no RJ  - (SEA-RJ)

Com informações da assessoria da SEA-RJ   

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.