Semagro entrega licenças para loteamentos e pequena indústria de Aparecida do Taboado

Categoria: LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Publicado: segunda-feira, março 5, 2018 as 15:32 | Voltar

Campo Grande (MS) - O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), entregou três importantes licenças ambientais neste sábado (3), durante o lançamento do Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante, realizado no CISS (Centro Integrado Sesi-Senai), da Fiems, em Aparecida do Taboado. Foram duas licenças para a Prefeitura Municipal e uma pequena empresa de beneficiamento de madeira.

As licenças entregues pelo secretário ao prefeito José Robson Samara de Almeida autorizam a Prefeitura de Aparecida do Taboado a implantar loteamentos urbanos. O Loteamento Ria Chica I, com área de 9,7 hectares, será dividido em 258 lotes e está localizado na rua Nicolau Antônio Martins, esquina com a Avenida da Saudade. Já o Loteamento Tia Chica II, de 3,7276 hectares, localizado na rua Macaé, convergência com as ruas Nicolau Martins e Alameda Azaleia, será dividido em 103 terrenos. As licenças são válidas por quatro anos.

Ronair Aparecido e o prefeito José Robson, com Jaime ao meio

A outra licença, na verdade, é uma Renovação de Licença de Operação (RLO) requerida pelo empresário Ronair Aparecido de Jesus. Ele solicitou ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a autorização para manter em operação uma pequena serraria com capacidade para processar até meio metro cúbico de madeira ao dia, localizada na Fazenda Córrego do Ouro. A serraria é composta por uma serra circular e uma serra fita e o empresário comprovou adotar todos os procedimentos exigidos para trabalhar com produtos florestais.

Mais licenças

Em abril do ano passado o Imasul já havia liberado as licenças prévias desses dois loteamentos – autorizando o início da implantação do empreendimento – e ainda outro importante documento: a LO (Licença de Operação) do Núcleo Industrial de Aparecida do Taboado, que habilitou o município a colocar o empreendimento em operação. O Núcleo dispõe de 14 lotes para implantação de novas indústrias, algumas já em processo adiantado para se instalar na cidade, gerar empregos e renda.

Estudo elaborado pela Consultoria AFranco Partners apontou Mato Grosso do Sul como o segundo Estado do País com as melhores práticas e mais agilidade na liberação de licenciamento ambiental para empreendimentos empresariais. As informações foram divulgadas no fim do ano passado pelo jornal Valor Econômico. Discorrendo a respeito, na época, o secretário Jaime Verruck disse que isso “é resultado direto do modelo de gestão que implantamos no Imasul e que hoje norteia os trabalhos do Instituto”. Verruck acumulou o cargo de secretário e diretor presidente do Imasul entre janeiro de 2015 e abril de 2017.