SEMINÁRIO SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Foram realizados dois seminários técnicos em novembro de 2018, um em Corumbá e um em Coxim, com o tema “Recuperação De Áreas Degradadas Com Enfoque No Manejo Integrado Da Sub-Bacia Hidrográfica Do Rio Taquari”.

Os eventos foram realizados com o objetivo de aprofundar o debate sobre a recuperação de áreas degradadas, apresentar os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e engajar o público alvo para a realização de futuras ações em prol da continuidade do processo de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, e constituíram o fechamento do Projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), realizado com recursos da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal.

O Seminário em Corumbá foi realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, no período das 13:30 às 17:30. Foi montada uma mesa-redonda com palestrantes de renome, como José Felipe Ribeiro, biólogo com doutorado em Ecologia pela University of California (DAVIS) e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando no momento na Embrapa Cerrados, Ricardo Eboli Gonçalves Ferreira, Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), e Oscar Serrou Camy Júnior, técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS (AGRAER). O evento contou com 58 participantes. Faça o download da programação do evento aqui.

Foto do Seminário realizado em Corumbá, MS, no dia 26/11/2018.
Foto do Seminário realizado em Coxim, MS, no dia 30/11/2018.

O Seminário em Coxim foi realizado na Câmara Municipal, no período das 08:00 às 12:00. Também foi montada uma mesa-redonda, que contou com a participação dos palestrantes citados e também com Ricardo Ribeiro Rodrigues, biólogo com doutorado em Biologia Vegetal pela UNICAMP e professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (ESALQ).

Ricardo Rodrigues atua como chefe do Departamento de Ciências Biológicas desde 2001 e é coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP), onde realiza o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais. Também é orientador na pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (programa Biologia Vegetal) e na Universidade de São Paulo (programas: Recursos Florestais e Ecologia Aplicada).

O evento contou com 65 participantes. Faça o download da programação do evento aqui.

Todos os participantes receberam um kit com o material promocional do projeto: bolsa de banner, caneca, cartilha, bloco de anotações e caneta.

Durante os seminários, também foi distribuída uma edição especial da Revista Aguapé (nº 21), elaborada pelo projeto, que contém notícias jornalísticas socioambientais da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari, difundindo práticas e propostas de recuperação e conservação ambiental e informações de utilidade pública da área de atuação do projeto.

A revista Aguapé visa disseminar conhecimentos, informações e experiências socioambientais na Bacia do Alto Paraguai e no Pantanal, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais. Para fazer o download da versão digital da revista, clique aqui.

Bolsa feita de banner, bloco de notas, caneta, caneca e cartilha.
Kit do participante.
APRESENTAÇÕES (SLIDES)

Faça o download das apresentações utilizadas pelos palestrantes a seguir:

MATERIAIS PARA CONSULTA