Curso para Recuperação de Áreas Degradadas

Foram realizados sete cursos com o objetivo de capacitar produtores rurais, demonstrando a necessidade de intervenções ambientais na região da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari e formas de recuperação de áreas degradadas com enfoque no manejo integrado de microbacias.

Estes cursos foram realizados em atendimento ao Projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari”, desenvolvido pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, tendo sido em 2019 transferido ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio de sua Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. O Projeto conta ainda com a parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural do MS (AGRAER).

Cada curso contou com ministrantes da Agraer e do Imasul, totalizando uma carga horária de 8 horas-aula (4 horas de teoria e 4 horas de prática). Os cursos foram realizados no período de maio a agosto de 2018 e atingiram 194 participantes, entre proprietários rurais, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema.

Estão disponíveis abaixo os locais, as datas e a programação dos cursos. No final da página também é possível fazer o download da apostila e demais materiais de consulta indicados.

PROGRAMAÇÃO

Independente do local, todos os cursos serão realizados com a seguinte programação:

Período matutino - atividades teóricas
08h00 – Abertura
08h15 – Palestra: recuperação de áreas degradadas na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Taquari - princípios básicos, legislação ambiental e técnicas (Agraer)
11h00 – Palestra: Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso Do Sul - CAR-MS (Imasul)

12h00 – Almoço

Período vespertino - atividades práticas
13h00 – Atividade de campo com visita a áreas de recuperação do Projeto Taquari (Agraer)
17h00 – Encerramento

MunicípioDataLocal
Coxim25/05/2018Agraer, Av. Gaspar Rieis Coelho, nº 529 - Bairro Flávio Garcia, Coxim-MS