Entrega de licença de instalação consolida nova fase para implantar indústria chinesa em MS

Categoria: LICENCIAMENTO AMBIENTAL | Publicado: quinta-feira, janeiro 28, 2016 as 17:49 | Voltar

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul) e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, entregou na tarde desta quinta-feira (28) a licença de instalação para a implementação da 1ª fase da construção da usina chinesa de processamento de milho em Maracaju, distante 160 quilômetros a sudoeste da Capital. A missão chinesa do Grupo BBCA, composta por membros e técnicos do empreendimento, recebeu de Verruck a licença emitida pelo Imasul. A previsão de investimentos no município é da ordem de US$ 1,21 bilhão com a geração de 400 empregos diretos.

Após acordo de cooperação firmado em maio de 2015 entre o governo do Estado, o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) e o Grupo BBCA, o empreendimento da maior estatal chinesa na produção de ácido cítrico, detentora de 20% do mercado mundial, terá capacidade de processamento de 680 mil toneladas de milho em Mato Grosso do Sul nesta primeira etapa. Dessas, serão produzidas 200 mil t/ano de amido de milho, 200 mil t/ano de xarope maltoso, 60 mil t/ano de maltodextrina, 40 mil t/ano de ácido cítrico, além de demais subprodutos deste insumo.

Jaime Verruck, secretário da Semade, entrega licença de instalação da usina em Maracaju à missão chinesa do Grupo BBCA

Jaime Verruck, secretário da Semade, entrega licença de instalação da usina em Maracaju à missão chinesa do Grupo BBCA

Desenvolvimento para MS - Jaime Verruck enfatizou o volume de exportação de milho do estado: 4 milhões de tonelada em 2015. Com a consolidação da indústria chinesa de processamento de milho, o índice tende a aumentar em 2016. “Esse fato mostra claramente que temos que continuar com a estratégia de buscar agregação de valor ao produto. Avançamos muito na questão dos projetos de avicultura do estado que vão absorver o milho produzido aqui, mas essa indústria inédita consagra um novo patamar, que é o de fazer o processamento do milho para outras linhas de produtos industriais”, esclareceu.

Avanço em Maracaju

A BBCA já havia obtido a licença prévia do Imasul para iniciar suas operações em Maracaju. Uma empresa do estado foi contratada pelo grupo para a execução dos silos de armazenagem dos grãos no canteiro de obras, bem como a construção de casas para funcionários da nova indústria. A implantação de uma subestação de energia elétrica já está em fase final, com capacidade de geração de 34 mil Volts e o acesso à usina já foi concluído.

Compromisso - Durante a reunião entre o secretário da Semade e os representantes da BBCA, houve o reforço do comprometimento do grupo quanto à contratação de profissionais e empresas do município e região a fim de impulsionar o desenvolvimento local.

Com esta licença de operação, o grupo chinês está efetivamente autorizado a iniciar as obras de construção da usina. Do grupo chinês, participaram do encontro Hailong Huang, chefe financeiro, Jing Tian, chefe de recursos humanos e Sophia Yang, gerente de projetos do Grupo BBCA.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.