Governador destaca importância do pantaneiro na conservação do Pantanal e cobra ação integrada MS e MT

Categoria: CONSERVAÇÃO | Publicado: terça-feira, maio 9, 2017 as 22:14 | Voltar

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja propôs a formação de um grupo de trabalho, envolvendo o poder público, terceiro setor e segmentos da sociedade, para se discutir modelos de gestão visando a conservação do Pantanal, um dos biomas mais sustentáveis do planeta, e a harmonia entre a natureza, o homem e o boi, que se compartilham por mais de 200 anos.

“São desafios que devemos superar avançando as discussões em uma grande mesa, com todos os setores, integrando sempre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que são um único Pantanal”, afirmou o governador, ao discursar durante a abertura do 1º Seminário Internacional Pantanal, Okavango e Everglades – Desafios e Oportunidades -, na tarde desta terça-feira, no plenário da Assembleia Legislativa.

Ao falar das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em apoio ao meio ambiente e a produção sustentável, Reinaldo Azambuja citou a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – o Estado saiu na frente na definição de um marco regulatório amplamente discutido pela sociedade e instituições de pesquisa – e a recuperação de dois milhões de hectares de pastagens degradadas, credenciando Mato Grosso do Sul como primeiro estado carbono neutro.

Reinaldo Azambuja, Roberto Klabin, deputado Junior Mochi, o secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli

Ameaças vêm de fora

Em relação ao CAR, Reinaldo disse que 44 mil propriedades rurais foram inscritas (76.6% das áreas passíveis de cadastramento, representando mais de 27,5 milhões de hectares), e que a meta é chegar em 31 de dezembro deste ano com os 80 mil  imóveis rurais, passíveis de cadastramento, devidamente inscritos no CAR. “O CAR vai proporcionar o aprimoramento das políticas de desenvolvimento sustentável do Estado”, completou.

Para o governador, as ameaças de degradação ambiental ao Pantanal – considerado oficialmente 85% conservado – vêm de fora, do planalto, onde a expansão da agropecuária sem critérios, a partir da década de 1970, gerou o desastre ecológico do Rio Taquari e coloca em risco a perenidade de toda a bacia hidrográfica do Alto Paraguai. “Devemos agir rápido para que o assoreamento e outros efeitos negativos não afetem outras regiões”, pontuou.

Homem pantaneiro

Reinaldo Azambuja reforçou posição já manifestada quanto a necessidade de se discutir apenas um Pantanal, integrando as ações entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e destacou a ampla discussão, na Assembleia Legislativa, de uma nova legislação de pesca, onde se avalia a proibição por tempo determinado da captura do dourado, um dos peixes nobres da bacia pantaneira. “Podemos inclusive incluir outras espécies”, sugeriu.

Ele falou da pujança e da força econômica do agronegócio para a balança comercial do País, acrescentando que o econegócio também poder ser um grande e vantajoso negócio, conciliando uma atividade lucrativa de forma sustentável e com racionalidade. “Se o Pantanal, que alia seu ambiente natural com a pecuária, é um dos biomas mais preservado, devemos isso ao homem pantaneiro”, sustentou.

O seminário, promovido pela Ong SOS Pantanal, será realizado também em Cuiabá, nesta quarta-feira, e em Brasília, na quinta-feira, com a proposta de promover uma ampla discussão sobre o turismo, a ocupação econômica, o diálogo de saberes e as possíveis parcerias em favor da construção de caminhos para o desenvolvimento e a proteção do Pantanal. O evento reúne estudiosos de outros biomas, como Okavango e Everglades.

O secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente do Imasul, presentes no 1º Seminário Internacional Pantanal, Okavango e Everglades – Desafios e Oportunidades

Sem radicalismos

Ao abrir o encontro, o presidente da SOS Pantanal, Roberto Klabin, realçou o comprometimento do governador Reinaldo Azambuja na definição de uma política única para os pantanais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ele disse que o evento busca chamar a atenção para o Pantanal sem radicalismo dos mais diferentes setores, mas, sim, com um entendimento entre ambientalistas, produtores rurais e outros segmentos “para se construir um diálogo e, juntos, pensarmos o futuro da região”.

Presentes ao seminário o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior mochi; secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; diretor-presidente do Imassul (Instituto de Meio Ambiente de MS), Ricardo Éboli; e representantes do Ministério Público, produtores rurais, pesquisadores, ambientalistas e estudantes.

Roberto Klabin, o governador Reinaldo Azambuja, o secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Éboli

Texto: Silvio Andrade/Subcom
Fotos: Chico Ribeiro/Subcom