Técnicos do Imasul aprendem a operar software que avalia vulnerabilidades frente às mudanças climáticas

Categoria: MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Publicado: quarta-feira, outubro 25, 2017 as 09:33 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participam de curso que ensina a operar um software capaz de analisar a vulnerabilidade da população de determinada localidade em decorrência de mudanças climáticas. O curso acontece nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), em auditório do Hotel Grand Park, em Campo Grande, e é ministrado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com apoio do governo do Estado, está desenvolvendo o projeto.

O SisVuClima (Sistema de Vulnerabilidade Climática) é o principal produto deste Projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, conforme explica a técnica da Fiocruz Isabela de Brito. O software será abastecido com informações de bancos de dados como do IBGE e do Datasus, e a partir dele será possível mapear o Estado apontando onde houve redução ou aumento de chuvas, onde e em que época do ano tem ocorrido estiagem, enchentes, alagamentos, etc. Com essas informações o governo do Estado vai orientar as políticas públicas visando a proteção da população em seus territórios.

O sistema é composto por três módulos que compreendem o cadastro de informações necessárias para o cálculo dos indicadores, a geração dos índices e subíndices e a visualização de resultados por meio de mapas temáticos e gráficos. Para a realização dos estudos são considerados dados sobre a população, preservação ambiental, ocorrência de fenômenos extremos (tempestades) e doenças relacionadas ao clima, variando conforme a realidade de cada localidade.

O projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima está sendo desenvolvido em Mato Grosso do Sul e outros cinco estados: PR, AM, ES, PE e MA. No curso, participam cinco técnicos do Imasul (Celina Aparecida Dias, Elington Ramos, Adriana dos Santos, Patrícia Corsini e Jun Mukariya), além de servidores da Agraer, Defesa Civil, Secretaria de Saúde e de outras instituições e entidades envolvidas. A gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul, Eliane Ribeiro, e a Fiscal Ambiental Patrícia Corsini integram o Comitê Nacional de acompanhamento do projeto.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.