Com a aprovação da LEI FEDERAL Nº 12.334/10 que instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens, ficou estabelecido que o IMASUL é o órgão responsável pela fiscalização da segurança das barragens de usos múltiplos e resíduo industrial que apresentem pelo menos uma das seguintes características:
O Relatório Estadual de Segurança de Barragens tem como finalidade apresentar as ações de fiscalização conduzidas pelo IMASUL ao longo de cada ano, destacando as iniciativas adotadas para garantir a segurança e a regularização dos barramentos no estado.
Dentre as principais atividades de fiscalização, destacam-se:
• A publicação de regulamentos em conformidade com a Lei nº 14.066/2020, que alterou a Lei nº 12.334/2010;
• A implementação de medidas para regularização dos barramentos, incluindo a obtenção de outorgas;
• A classificação das barragens com base no Dano Potencial Associado (DPA) e na Categoria de Risco (CRI);
• A inserção e atualização dos dados das barragens no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB);
Esse relatório visa assegurar maior transparência na gestão da segurança de barragens, contribuindo para a mitigação de riscos e a preservação dos recursos hídricos.
Para acessar Relatórios anteriores clique aqui
O Painel de Ações de Fiscalização de Segurança de Barragens é uma plataforma que permite o acesso a informações estratégicas sobre a segurança de barragens em todo o território estadual, como panorama geral de barragens regularizadas, classificação de barragens, SNISB, patologias encontradas nas vistorias, entre outros.
Este livro, desenvolvido com recursos do IMASUL, é um guia sobre o funcionamento, regulamentação e segurança de barragens. A obra aborda desde a definição e os principais componentes dessas estruturas até as normas da Política Nacional de Segurança de Barragens e os critérios de classificação. Além disso, apresenta diretrizes sobre manutenção, prevenção de falhas estruturais e identificação de patologias como infiltrações, trincas e erosões. Destinado a empreendedores, profissionais do setor e estudantes, o material oferece conhecimento fundamental para a gestão segura e sustentável dessas estruturas, contribuindo para a proteção da sociedade e do meio ambiente.
Se houver qualquer acidente ou incidente como rompimento, iminência de rompimento ou necessidade de rebaixamento rápido do nível do reservatório da barragem, o empreendedor deverá comunicar tanto a:
GERÊNCIA DE RECURSOS HÍDRICOS
segurancabarragem@imasul.ms.gov.br
(67)3318-6047/ 3318-6141
e a DEFESA CIVIL
(67) 3318-1104 / 3318 -1009 / 3318 -1078