RECURSOS PESQUEIROS – AÇÕES


AÇÕES

1 – Monitoramento da Piracema: Trabalho de captura de peixes, para observação do estágio de desenvolvimento gonadal, do comprimento total e padrão, do grau de repleção estomacal e da quantidade de gordura presente na cavidade celomática das espécies reofílicas encontradas nas duas bacias hidrográficas de MS. O objetivo é estabelecer e/ou adequar o período de defeso da piracema. Esta é uma atividade rotineira da GPF/IMASUL com objetivo de monitorar as migrações reprodutivas e alimentares e subsidiar a tomada de decisão para o ordenamento e gerenciamento da pesca no Mato Grosso do Sul.
Peixes reofílicos (que realizam migração para reproduzir).

2- Estabelecer o Período de defeso / PIRACEMA: O período de defeso é a época em que fica proibida a pesca nos rios do estado devido à piracema.
A piracema é um fenômeno natural, que ocorre em determinado período do ano, quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagoas.
Durante este período, eles queimam calorias por realizarem bastante esforço e isto estimula a produção de hormônios para o amadurecimento dos órgãos sexuais. A duração da viagem varia bastante. Peixes como as piavas não nadam mais do que 3 km por dia, mas há registros de curimbatás que chegaram a nadar 43 km de rio em apenas 24 horas.

Para o biênio 2011/2012 o periodo de defeso foi de 01/11/2011 à 28/02/2012

3 – Sistema de Estatística Pesqueira de Mato Grosso do Sul – SCPESCA/MS: O Sistema de Controle da Pesca de MS – SCPESCA/MS contabiliza o pescado capturado na Bacia do rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul pela pesca esportiva e profissional, registrados nas Guias de Controle de Pescado. Esta atividade é realizada em parceria com a Embrapa - Pantanal e Polícia Militar Ambiental.

4 – Concessão de Autorizações Ambientais para Pesca: Emissão e controle de Autorizações Ambientais para Pesca Comercial, Desportiva e Científica. Atividade permanente

 


Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.