Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul enfrenta desde o mês de outubro uma situação crítica com queimadas que já consumiram mais de 120 mil hectares no Pantanal. O fogo vem avançando para a região do Forte Coimbra, entre Corumbá e Porto Murtinho. Alguns focos de incêndio também seguem para a borda do Parque Estadual do Rio Negro, no centro do bioma e ameaçam o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no extremo Sul, na bacia do Rio Paraná, onde ocorrem focos em áreas situadas na divisa do Estado com o Paraná.
Empenhados nas ações de combate, buscando unir forças para auxiliar no controle e combate, na manhã desta terça-feira (06), foram entregues aos bombeiros militares três kits de combate a incêndios composto por bomba com capacidade para lançar jatos de até 15 metros de distância, reservatório para 600 litros de água e a bomba para reabastecimento, que pode ser feito rapidamente em qualquer curso d’água. Os equipamentos foram cedidos pela WWF Brasil. Além disso, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) cedeu três camionetes Mitsubishi L200 Triton para transportar os kits.
A entrega dos equipamentos foi feita pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), pelo presidente do Imasul, André Borges e pela analista da WWF Brasil, Julia Boock, ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral.
“Trabalhamos constantemente a estruturação das equipes de Bombeiros e do PrevFogo. Hoje recebemos esses equipamentos, que são diferenciados e vêm para ajudar nas ações que já estão em andamento, podendo ser utilizados pelas unidades de conservação posteriormente”, disse Verruck.
“Fogo se combate com rede de cooperação e parcerias”, acrescentou o secretário, lembrando que recentemente foi assinado um termo com o Estado do Mato Grosso que garantiu reforço nas atividades.
Os equipamentos serão enviados para a Fazenda BR Pec, no município de Miranda, onde funciona um Posto de Comando das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prev Fogo, que atuam no combate aos incêndios na região. Posteriormente, serão utilizados nas unidades de conservação do Imasul.
Kelly Ventorim, Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)