Com meta de 60 mil exemplares, tanques do Bioparque Pantanal estarão 100% povoados em seis meses

Categoria: AQUÁRIO DO PANTANAL, BIOPARQUE PANTANAL | Publicado: sexta-feira, abril 1, 2022 as 08:21 | Voltar

Campo Grande (MS) - Depois da entrega da obra do Bioparque Pantanal, alguns procedimentos são necessários para garantir, além de uma visitação segura e responsável, a saúde dos animais que ali habitam. Conforme já anunciado desde a inauguração, os tanques estão operando, incialmente, com 40% da capacidade total de peixes e tudo isso tem um motivo.

O biólogo e coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, Heriberto Gimenes Júnior, explica que a preparação dos peixes para serem soltos no aquário vem desde a quarentena, quando os animais passam por um período de adaptação ao cativeiro. “O médico veterinário faz uma análise para ver se tem patógeno, executando a identificação e tratamento de patógenos, para eliminar possíveis parasitas, protozoários, e tem também a adaptação desses animais ao alimento industrializado, às rações. Então, esse é o período de preparo desses peixes tanto na parte de saúde quanto condição comportamental, para poder entrar nos recintos”, disse.

Heriberto ressalta, porém, que um aquário novo não está totalmente pronto para receber 100% do plantel, ou povoamento, sendo necessário cumprir o processo chamado de maturação de cada tanque. “Existem bactérias que compõem essa parte de filtragem. Essas bactérias são fundamentais para poder eliminar as excretas e demais dejetos desses peixes. Se colocar muito peixe, não vai ter bactéria suficiente para poder consumir esses dejetos e isso, consequentemente, vai causar um problema na qualidade de água o que pode causar a mortalidade dos animais”, afirmou.

“Nosso aquário está batendo um recorde mínimo de mortalidade de peixes durante esse processo de povoamento, pois toda a equipe é especializada e criou um protocolo de manejo para prever essas possíveis mortalidades. Dessa forma a gente minimiza toda essa parte de morte de peixes através da técnica de manejo totalmente eficiente”, garantiu.

Entre as espécies que já estão nos tanques e as que ainda estão no Laboratório de Ictiologia, aguardando o processo de maturação, o Bioparque Pantanal tem aproximadamente 30 mil animais.

Texto: Joilson Francelino, Subcom

Foto: Bruno Rezende

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.