O secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foi apresentado à equipe na manhã dessa segunda-feira (11). Trata-se do administrador Artur Henrique Leite Falcette, graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Mestre pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) com foco em tomada de decisão e economia comportamental (olhando para aspectos de serviços ambientais e sustentabilidade) e atualmente cursando Doutorado na Instituição, dando sequência na temática.
Artur já atuava no Governo do Estado, estava ligado à Secretaria de Governo e desempenhava funções voltadas a medidas de sustentabilidade na região de Bonito. Ele possui MBA pela Fundação Getúlio Vergas (FGV) e é Pós-Graduado em Liderança Estratégica de Negócios na Ohio University, nos Estados Unidos. Também é especialista em Gestão Financeira e de Projetos, atuando desde antes da formação na gestão de projetos na área de sustentabilidade de cadeias de produção. Trabalhou em projetos na União Europeia para desenvolvimento de ferramentas de sustentabilidade e de análise de ciclo de vida para as cadeias de produção de soja e pecuária de corte.
Com a posse de Arthur, a Semadesc completa o quadro do segundo escalão. No novo desenho para a atual gestão, foram criadas cinco secretarias executivas para dar conta da gestão de todas as demandas abarcadas da pasta: a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais; a Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho; a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação; a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
O secretário Jaime Verruck deu as boas-vindas ao novo secretário executivo e pediu empenho de toda equipe para o cumprimento das metas acordadas no Contrato de Gestão. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) tem uma carteira de importantes projetos já em andamento e outros a serem implantados. Entre as ações de maior relevância estão os Programas de Pagamento por Serviços Ambientais nas bacias dos rios Formoso, da Prata, Salobra e Betione, nos municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda.
Outros projetos em execução pela Sema são: Descentralização da Gestão Ambiental; Educação Ambiental, Corredores Ecológicos nos Municípios, MS Carbono Neutro, Restauração da Vegetação Nativa e Reestruturação do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS).
A Secretaria Executiva de Meio Ambiente tem como órgãos auxiliares a Coordenadoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Comar), a Coordenadoria de Regulação, Normas e Negociações Socioambientais (Coren), o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), a Coordenadoria de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (Cosebio), e a Coordenadoria de Descarbonização, Finanças Verdes e Novas Economias (Codefin).