Começa a retirada da areia dos lagos do Parque das Nações Indígenas

Categoria: COOPERAÇÃO | Publicado: terça-feira, junho 11, 2019 as 16:27 | Voltar

Campo Grande (MS) – Seguindo o cronograma de ações conjuntas para a revitalização do Parque das Nações Indígenas a serem realizadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande, foi iniciada na manhã desta terça-feira (11), pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), a retirada da areia do lago de contenção de sedimentos, na junção dos córregos Prosa e Reveiloon.

Deste lago, e acordo com a administração municipal, serão retirados aproximadamente 15 mil metros cúbicos de areia, mobilizando duas máquinas retroescavadeiras e 10 caminhões que devem fazer 1200 viagens para retirar toda a areia que será descartada numa área da prefeitura ás margens do anel rodoviário.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da prefeitura da Capital, Rudi Fiorese, o trabalho inicial envolveu a abertura de acesso para os caminhões dentro da área assoreada do lago, compactada com cascalho, porque à medida que a areia é retirada, começa a “minar” água.

Num dos extremos do lago será retirado material até 5 metros de profundidade para a reabertura do vertedouro existente. Este vertedouro vai funcionar como regulador do nível da água do lago, evitando assim seu transbordamento. Depois do desassoreamento, este lago voltará a cumprir sua função de bacia de detenção para retardar a chegada das águas pluviais mais abaixo, no lago maior, de onde serão retirados mais 135 mil metros cúbicos de areia, em 13.500 viagens de caminhão. A expectativa é que toda esta operação (de recuperação dos lagos) esteja concluída em 4 meses.

Ao final do desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas, a Prefeitura de Campo Grande vai realizar a recuperação de danos físicos causados ao local (gramados, meio fio, pavimentação, gradis e outros).

Já as obras no entorno do Parque das Nações Indígenas, que envolvem as intervenções na cabeceira da Microbacia do córrego Prosa e o lançamento na rede de drenagem do Córrego Reveilleau na área do Parque serão realizadas de acordo com Termo de Cooperação Mútua, firmado entre as administrações estadual e municipal, por meio da Semagro, Imasul, Seinfra, Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Semadur, Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e Sisep. As ações previstas no termo serão executadas em até 24 meses.

Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Campo Grande

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira