Começam nesta sexta-feira cursos que ensinam a recuperar áreas degradadas na sub-bacia do Taquari

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 21, 2018 as 09:11 | Voltar

Campo Grande (MS) – Proprietários rurais dos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste estão sendo convidados a participar de cursos que ensinarão técnicas de recuperação de áreas degradadas, com enfoque no manejo integrado de microbacias. A ação integra o Projeto Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, desenvolvido pelo governo do Estado através da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

O primeiro curso acontece nesta sexta-feira (25), em Coxim, na sede da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) do município, localizada na Avenida Gaspar Reis Coelho, 529, bairro Flávio Garcia. O curso será ministrado por técnicos da Agraer e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgãos vinculados à Semagro, e terá 8 horas de duração. A participação é gratuita e ainda há vagas. Informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3318-5630 / 5662 / 5624, ou pelo email educacaoambiental@www.imasul.ms.gov.br.

O curso começa às 8h e se estende até as 17h, com intervalo para almoço. Na parte da manhã haverá duas palestras: técnico da Agraer vai abordar a recuperação de áreas degradadas na Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Taquari – princípios básicos, legislação ambiental e técnicas; já o técnico do Imasul falará sobre o Cadastro Ambiental Rural. No período da tarde o grupo faz atividade de campo com visita a áreas de recuperação do Projeto Taquari.

Os demais cursos foram pré-agendados para os meses de julho e agosto de 2018, nas seguintes datas: Pedro Gomes, 20 de julho; Alcinópolis, 27 de julho; Figueirão, 3 de agosto; Camapuã, 10 de agosto; São Gabriel do Oeste, 13 de agosto; e Rio Verde de Mato Grosso, 17 de agosto. Os locais e a confirmação das datas serão divulgados no site do Imasul.

O Projeto

O Projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari” visa a divulgação de informações e práticas ambientais sustentáveis e a capacitação de produtores rurais e de gestores públicos nos municípios de Alcinópolis, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Para alcançar os objetivos propostos foram planejadas quatro metas: 1. Articulação, Mobilização e Produção de Material para Capacitação Comunitária; 2. Capacitação para Recuperação de Áreas Degradadas da Sub-bacia do Rio Taquari; 3. Capacitação para Implantação da Rede de Viveiros na Sub-bacia do Rio Taquari; e 4. Seminário Final do Projeto.

A meta nº 03 foi realizada em 2017 por meio de um curso para a formação de mão de obra capacitada na coleta de sementes e produção de mudas como forma de apoio ao Viveiro de Mudas Florestais de São Gabriel do Oeste e ao desenvolvimento de atividades de recuperação de áreas degradadas. O curso teve a carga horária de 24 horas-aula e foi realizado no período de 24 a 26 de outubro no Viveiro de São Gabriel do Oeste, com apoio desta Prefeitura Municipal. O curso foi ofertado para os gestores municipais de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, e contou com 24 participantes.

Além das atividades expostas, ainda está prevista a articulação e mobilização comunitária nos onze municípios de atuação do projeto com a divulgação de materiais educativos e informativos (spots para rádio, cartilhas e revistas), e a realização de dois seminários que apresentarão os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e promoverão o debate para futuras ações. Os seminários serão realizados em Coxim e Corumbá em novembro de 2018.