Convênio do Imasul garante plantio de 7 hectares no Matas do Segredo

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: sexta-feira, janeiro 29, 2016 as 12:58 | Voltar

Campo Grande (MS) – Convênio que rendeu o plantio de sete hectares de mudas nativas iniciou uma nova fase nesta sexta-feira (29). Foram realizados no Parque  Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande, os últimos coroamentos, manutenção realizada em mudas já germinadas de um convênio de três anos entre a Energisa e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.

A partir de agora a manutenção das mudas plantadas pela Energisa como uma compensação ecológica  em função da instalação de linhas de energia no Estado será feita integralmente pelo Imasul a cada três meses.

As novas árvores são todas nativas do bioma do cerrado, o mesmo do Parque Matas do Segredo, na Região Norte da Capital. Além do plantio o convênio contemplou a realização de sete quilômetros de aceiro, o desbaste de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras para impedir propagação de incêndios.

meio

“O convênio, finalizado com a entrega da ultima manutenção, trouxe muitos benefícios. Não tivemos incêndios nos últimos três anos no parque. O plantio também possibilitou a formação de um espaço de contemplação de pássaros e trilhas, além de facilitar a fiscalização”, explicou Leonardo Tostes Palma, gerente de Unidades de Conservação do Imasul.

Matas do Segredo - O Parque Matas do Segredo foi criado em 2000 e conta em seus 177,88 hectares com diversas nascentes que formam o Córrego Segredo. Rodeado por bairros populosos, o Parque recebe a pressão do crescimento do município. Por isso sua importância na preservação de áreas verdes que ainda restam na Capital.

É no local que funciona o Projeto Florestinha, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, que atende crianças em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, eles aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do Parque nas campanhas de conscientização da população do entorno.

Fotos: Carlos Leal

fim

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.