Cooperação do Imasul com Senar visa Cadastro Ambiental Rural de todas as propriedades de MS

Categoria: CADASTRO AMBIENTAL RURAL | Publicado: quarta-feira, janeiro 20, 2016 as 08:15 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com a meta de registrar 100% das 88 mil propriedades agrárias no Cadastro Ambiental Rural (CAR/MS), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul irá celebrar durante o Showtec - feira de Tecnologia do Agronegócio do Estado, que acontece em Maracaju – um termo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e disponibilizará no local uma unidade móvel.

 O termo de cooperação técnica será assinado nesta quarta-feira (20 de janeiro), durante a solenidade de abertura do Showtec, pelo secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna e pela governadora em exercício, Rose Modesto.

 O acordo entre o Imasul e o Senar visa ampliar a adesão dos produtores. Estão previstas a produção e a divulgação de cartilhas de orientação, apoio logístico por meio dos sindicatos rurais em eventos e encontros agropecuários e qualificações a produtores rurais e profissionais interessados na inscrição de imóveis no Cadastro Ambiental Rural.

“A consolidação de uma cooperação técnica com o Senar justamente no Showtec, um dos maiores eventos da difusão de tecnologias voltadas para a agricultura e pecuária do país, mostra o empenho e o foco da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e do setor rural na busca pelo crescimento sustentável”, avalia o secretário adjunto Ricardo Senna.

Já a unidade móvel do Imasul, exclusiva para inscrição no CAR/MS, irá se somar a um estande com técnicos especializados, que ficarão à disposição dos produtores no preenchimento do cadastro ali mesmo, via internet. Os servidores também estarão aptos a retirar todas as dúvidas dos participantes quanto a Licenciamento Ambiental.

 A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico também realizará a partir de fevereiro uma campanha publicitária ampla para informar sobre a necessidade dos proprietários rurais em realizar a inscrição. Vale lembrar que o prazo para a efetuação no CAR vai até 5 de maio deste ano.

 Até o momento 10.663 propriedades rurais foram devidamente cadastradas no CAR/MS, totalizando 10.737.272,31 hectares. A meta do governo é alcançar ao todo 35.122.633,17 hectares de terras, área contabilizada das 88 mil unidades devidamente reconhecidas em Mato Grosso do Sul.

 Apesar de obrigatório, não há custo na realização. Por ser um ato declaratório individual, é importante que o produtor que ainda não se cadastrou o faça até a data final, em maio.

 O CAR/MS - O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico para todos os imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

 Criado no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente, se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 O Cadastro Ambiental Rural do Mato Grosso do Sul é um módulo de cadastramento disponível no Siriema (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente), destinado à inscrição, à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. É importante destacar que o procedimento completo do CAR/MS é realizado por meio eletrônico, não sendo necessária a entrega de documentos no Imasul.

 Caso possua dúvidas em relação ao acesso ao Siriema e à inscrição do Imóvel no CAR-MS, entre em contato com a nossa Central de Atendimento disponível, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, através do telefone (67) 3318-3600.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.