Coxim sedia seminário sobre recuperação de áreas degradadas do Taquari nesta sexta-feira

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 29, 2018 as 15:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – A cidade de Coxim, na região Norte do Estado, sedia nesta sexta-feira (30) o Seminário “Recuperação de Áreas Degradadas com Enfoque no Manejo Integrado da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Taquari”. O evento faz parte do Projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari”, desenvolvido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) por meio dos órgãos vinculados Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Na segunda-feira (26) o seminário com mesmo teor aconteceu na cidade de Corumbá, região Oeste do Estado. Os eventos visam aprofundar o debate sobre a recuperação de áreas degradadas, apresentar os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e engajar o público alvo para a realização de futuras ações em prol da continuidade do processo de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. Em Coxim o evento será na Câmara Municipal, localizada na Rua João Pessoa, nº 130 – Centro da cidade.

Palestrantes

O Imasul trouxe palestrantes de renome para ambos os seminários: José Felipe Ribeiro e Ricardo Ribeiro Rodrigues. José Felipe Ribeiro é biólogo com doutorado em Ecologia pela University of California (DAVIS). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando no momento na Embrapa Cerrados, e é professor credenciado no programa de Botânica da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, fitossociologia, biogeografia, propagação e recuperação e restauração de ambientes ripários e de Cerrado.

Já Ricardo Ribeiro Rodrigues é biólogo com doutorado em Biologia Vegetal pela UNICAMP e professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (ESALQ). Atua como chefe do Departamento de Ciências Biológicas desde 2001 e coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP), onde realiza o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais. Também é orientador na pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (programa Biologia Vegetal) e na Universidade de São Paulo (programas: Recursos Florestais e Ecologia Aplicada). Tem experiência em ecologia de ecossistemas, florística e ecologia de florestas naturais e restauração ecológica de áreas degradadas.

Foto da capa: Seminário de Corumbá