Definida empresa que fornecerá aeronave ao Imasul para combate a incêndios florestais

Categoria: COMBATE A INCÊNDIOS | Publicado: terça-feira, junho 29, 2021 as 10:22 | Voltar

Campo Grande (MS) – Saiu o resultado da Licitação Internacional que definiu a empresa fornecedora da aeronave adquirida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e que será utilizada pelo Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais. O Aviso da Licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 8 de junho e as empresas tiveram esse prazo para apresentar as propostas. A abertura dos envelopes com as propostas aconteceu às 8h dessa terça-feira (29), sendo vencedora a proposta da empresa Aviopeças, representante brasileira da Agsur Aviones.

“Essa aquisição é uma iniciativa do Imasul para fazer um combate mais eficiente dos incêndios florestais dentro das unidades de conservação e nas zonas de amortecimento. É importante porque integra um conjunto de ações, temos o combate terrestre feito pelos bombeiros e brigadistas, o combate com caminhão-tanque, caminhonetes equipadas com kits, mas existem alguns locais de muito difícil acesso e muito calor. Então a aeronave funciona, junto com as equipes terrestres, fazer o combate. Sozinha, ela não tem tanta eficácia, mas em conjunto com as equipes terrestres conseguimos a eficiência máxima de combate. É fundamental para conseguir fazer o combate”, disse o diretor presidente do Imasul, André Borges.

A licitação visa compra de um avião monomotor turboélice originalmente concebido para combate a incêndios florestais, com reservatório de capacidade mínima de 3 mil litros de água. As especificações físicas exigidas são as seguintes: comprimento máximo de 13 metros, envergadura máxima de 10 metros, altura máxima de 4 metros, motor de 1400 SHP, hélice de passo variável e velocidade constante, carga útil interna de 3,5 mil quilos e um reservatório extra para concentrado de espuma de no mínimo 60 litros.

O edital ainda lista uma série de itens obrigatórios no avião, incluindo transponder, transmissor localizador de emergência, bússolas magnéticas, e também equipamentos de segurança para a tripulação como capacetes com sistema de comunicação e atenuação de ruídos. A vencedora da licitação deverá apresentar, em 10 dias após a assinatura do contrato, um Programa Completo para realização de todos os treinamentos. O Programa de Treinamento deverá especificar todos os aspectos técnicos característicos do treinamento, o qual permita ao Corpo de Bombeiros acompanhar e fiscalizar o seu desenvolvimento.

O avião deve ser entregue pela empresa vencedora da licitação em no máximo 180 dias após a assinatura da compra, portanto essa aeronave só estará disponível para auxiliar no combate aos incêndios florestais a partir de 2022.

Enquanto o avião próprio não chega, o Imasul tomou outras providências. No dia 20 de abril, o Imasul o Extrato do Contrato N° 0001/2021/IMASUL para a contratação de serviço de locação de aeronave por hora-voo da Serrana Aviação Agrícola Ltda – EPP. O contrato, no valor de R$ 2.950.000,00, tem como fonte pagadora recursos de compensação ambiental. Ele integra o montante de investimentos do governo do Estado para a prevenção e o combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, no valor global de R$ 56,6 milhões, conforme anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja em janeiro deste ano.

Foto da capa ilustra o modelo que será adquirido pelo Imasul.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.