A quantidade de água em subsuperfície é determinada pela recarga proveniente da precipitação e por algumas características do substrato rochoso e das estruturas geológicas, como a porosidade, desta forma a geologia é determinante na definição dos aquíferos de uma região e de suas disponibilidades hídricas.
Foram definidos, no Plano Estadual de Recursos Hídricos, oito sistemas aquíferos para o Estado: os aquíferos porosos são o Cenozóico (SAC), Bauru (SAB), Guarani (SAG), Aquidauana-Ponta Grossa (SAAP) e Furnas(SAF). Os aquíferos fraturados são o Serra Geral (SASG), Pré-cambriano calcários (SAPCC) e Pré-cambriano (SAPC).
A disponibilidade hídrica dos sistemas aquíferos do Mato Grosso do Sul, foi estimada no Plano Estadual de Recursos Hídricos, sendo que para o cálculo foram consideradas como áreas de recargas as áreas de afloramento dos respectivos aquíferos e a precipitação média anual na área de recarga do aquífero e sua taxa de infiltração. Foram consideradas as seguintes taxas de infiltração:
Para a estimativa da disponibilidade hídrica serão considerados os valores de recarga direta (RD) estimados para áreas de afloramento nas regiões hidrográficas. A RD corresponde á parcela da precipitação pluviométrica média anual que infiltra e efetivamente chega aos aquíferos, constituindo assim a reserva renovável ou reguladora.
A reserva explotável estimada (RE) corresponde ao percentual da reserva potencial direta (RD) indicada pelo Coeficiente de Sustentabilidade (CS). O CS corresponde ao percentual da RD que poderá ser explotada de forma sustentável, considerado como 20% ou 0,2 da reserva renovável.
Para emissão da outorga de direito de uso dos Recursos Hídricos subterrâneos será utilizada a metodologia utilizada no Plano Estadual de Recursos Hídricos. Os valores outorgados serão descontados do volume total das Reserva Explotável anuais para cada aquífero.
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.