DISPONIBILIDADE HÍDRICA SUBTERRÂNEA


A quantidade de água em subsuperfície é determinada pela recarga proveniente da precipitação e por algumas características do substrato rochoso e das estruturas geológicas, como a porosidade, desta forma a geologia é determinante na definição dos aquíferos de uma região e de suas disponibilidades hídricas.

Foram definidos, no Plano Estadual de Recursos Hídricos, oito sistemas aquíferos para o Estado: os aquíferos porosos são o Cenozóico (SAC), Bauru (SAB), Guarani (SAG), Aquidauana-Ponta Grossa (SAAP) e Furnas(SAF). Os aquíferos fraturados são o Serra Geral (SASG), Pré-cambriano calcários (SAPCC) e Pré-cambriano (SAPC).

A disponibilidade hídrica dos sistemas aquíferos do Mato Grosso do Sul, foi estimada no Plano Estadual de Recursos Hídricos, sendo que para o cálculo foram consideradas como áreas de recargas as áreas de afloramento dos respectivos aquíferos e a precipitação média anual na área de recarga do aquífero e sua taxa de infiltração. Foram consideradas as seguintes taxas de infiltração:

SISTEMA AFLORANTE

Para a estimativa da disponibilidade hídrica serão considerados os valores de recarga direta (RD) estimados para áreas de afloramento nas regiões hidrográficas. A RD corresponde á parcela da precipitação pluviométrica média anual que infiltra e efetivamente chega aos aquíferos, constituindo assim a reserva renovável ou reguladora.

A reserva explotável estimada (RE) corresponde ao percentual da reserva potencial direta (RD) indicada pelo Coeficiente de Sustentabilidade (CS). O CS corresponde ao percentual da RD que poderá ser explotada de forma sustentável, considerado como 20% ou 0,2 da reserva renovável.

tabela disponibilidade hídrica

Para emissão da outorga de direito de uso dos Recursos Hídricos subterrâneos será utilizada a metodologia utilizada no Plano Estadual de Recursos Hídricos. Os valores outorgados serão descontados do volume total das Reserva Explotável anuais para cada aquífero.

AVALIAÇÃO DA RESERVA RENOVÁVEL:

  • Áreas de recargas: áreas de afloramento dos respectivos sistemas aquíferos
  • Precipitação média anual na área de recarga
  • Taxa de infiltração: porcentagem de água precipitada anualmente que percola em subsuperfície, observando o ciclo hidrológico;

Avaliação da Reserva Explotável: (outorgável)

  • 20% da Reserva Renovável

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.