Em reunião virtual, Abema lança revista e debate alterações em normas ambientais

Categoria: CONSERVAÇÃO, CURSO, ECOTURISMO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: segunda-feira, junho 1, 2020 as 08:18 | Voltar

Campo Grande (MS) – Representantes de órgãos ambientais de todos os estados brasileiros participaram de reunião virtual, nesta sexta-feira (29), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Essa foi a 94ª reunião ordinária da entidade e aconteceu por transmissão online pela Internet em decorrência da pandemia Covid-19. Participaram o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro), Jaime Verruck; o secretário adjunto Ricardo Senna e o diretor presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (imasul), André Borges.

Entre os principais temas debatidos se destacam a apresentação feita pelo engenheiro florestal Rubens Benini do Projeto de Lei 5028 que trata do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). Há preocupação de muitos gestores ambientais a respeito da matéria, que pode anular ou mesmo inviabilizar os programas desenvolvidos pelos estados nessa área.

Outro assunto importante é quanto à recomendação do Ministério Público Federal de prevalência da Lei da Mata Atlântica sobre o Código Florestal. O secretário Jaime Verruck destacou a importância dos 17 estados abrangidos pelo bioma debaterem o assunto. Foi constituída uma comissão para fazer o levantamento e a avaliação do caso.

A direção da Abema exibiu, ainda, a versão digital da revista com reportagens sobre as ações que todos os estados estão desenvolvendo na área ambiental. Sobre Mato Grosso do Sul, a revista traz uma matéria que relata a problemática surgida na região de Bonito no fim de 2019 e a resposta rápida do governo do Estado para devolver a transparência das águas dos rios e o status de santuário ecológico ao município. A matéria destaca, entre outras ações, a criação da Câmara Técnica de Conservação do Solo e das Águas, que passa a coordenar todos os projetos relativos no Estado.

Com uma linha editorial que se diferencia de outras mídias, o periódico será disponibilizado no site da Abema (www.abema.org.br) e chega para reforçar a área ambiental no cenário nacional, que fomenta o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Estados, além de eventos para impulsionar a temática ambiental.

A reunião foi, também, a despedida de Germano Vieira da presidência da entidade. Ele deixou recentemente a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais e hoje (29) transmitiu seu cargo à vice-presidente da Abema, a secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti.

Leia na íntegra a primeira edição da Revista Abema neste link.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.