Três Lagoas (MS) – Durante a Rota do Desenvolvimento, em Três Lagoas, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) entregou 76 licenças ambientais a empreendimentos da região. Entre os empreendimentos que receberam autorizações do Imasul estão empresas de ração animal, reflorestamento e piscicultura.
“Tínhamos solicitações protocoladas em 2011 e que ainda esperavam por resposta. Com a nova rotina e normalização de procedimentos que adotamos, o ritmo de trabalho dos técnicos do setor de licenciamento ambiental do Imasul é outro, por esse motivo, sem ampliar a equipe, ja conseguimos emitir 2050 licenças neste ano, mais do que a soma dos anos de 2011, 2012 e 2013”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, que também é diretor-presidente do Imasul.
A Tilabras Aquacultura Ltda, empresa recebeu licença prévia para instalação de 821 tanques rede para produção de tilápias do Nilo no município de Serviria. O investimento da Tilabras na região será de US$ 51 milhões e prevê a produção de 25 mil toneladas de peixe por ano – o maior investimento feito no país em aquicultura (produção em cativeiro).
Ainda para a cidade de Serviria, a Kelco Industrial Produtos Animais, que recebeu autorização ambiental para instalar um poço tubular na planta industrial de rações e snacks para cães e gatos que está sendo construída no município.
A Frigg Florestal, do grupo canadense Brookfield, recebeu licença para operar três barragens “dessedentação animal” na Fazenda Pântano, em Ribas do Rio Pardo. A empresa investe na recuperação de pastagens degradadas e plantio de pinos e eucalipto.
Fotos: Nolli Correa /Semade