Empossados novos membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Categoria: RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: quarta-feira, setembro 1, 2021 as 11:24 | Voltar

Campo Grande (MS) – O CERH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos) tem nova composição. Em reunião virtual realizada na segunda-feira (30), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, deu posse aos representantes das entidades, instituições e órgãos públicos que compõem o Conselho. Conforme normatizam os decretos números 14.217 e 15.079, a composição está definida da seguinte forma: 33% de membros do Poder Público, 33% de representantes das Organizações Civis dos recursos hídricos e 34% de representantes dos usuários dos recursos hídricos.

O CERH é órgão de instância superior do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. O secretário Jaime Verruck preside o colegiado, tendo um representante do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) como secretário executivo. O mandato dessa nova composição é de três anos.

A nova composição do CERH ficou assim constituída:

Representantes do Poder Público Estadual: Jaime Verruck (Semagro), como presidente; Leonardo Sampaio Costa (titular), André Borges e Luís Mário Ferreira como suplentes pelo Imasul; Carlos Henrique Lemos Lopes (titular), Leda Regina Monteiro Perdomo e Ricardo Dias Peruca como suplentes pela Agraer; Pedro Celso de Oliveira Fernandes (titular), Mayra de Oliveira Ribeira e Joel Dourado de Assis como suplentes pela Seinfra; Gabriela Faria Conzolino e Karyston Adriel Machado da Costa, titular e suplente da SES; Bolivar Porto (titular), Geancarlo de Lima Merighi e Danielle Cardoso de Moura, como suplentes da Fundação de Turismo; Luciano Furtado Loubet (titular), Luz Marina Borges Maciel Pinheiro e Andréia Cristina Peres da Silva como suplentes do Ministério Público Estadual; Renato Câmara (titular), Lucas  de Lima e Felipe Orro como suplentes da Assembleia Legislativa.

Representando os Consórcios e Associações Intermunicipais: Bruna Feitosa Beltrão (Assomasul), Edina Brindarolli (titular, pelo Conisul), Pedro Freitas de Oliveira (1º suplente, pelo Cointa) e Clauber Araújo de Aguiar (2º suplente, pelo Conisul).

Representando as Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa: Jânio Fagundes Borges (titular, pelo CREA); Antônio Luiz Neto Neto (1º suplente, pela AEAMS) e Arlindo Murilo Muniz (2º suplente, pela OAB/MS);  Synara Aparecida Olendzki Broch (titular, pela UFMS), Carlos Roberto Padovani (1º suplente, pela Embrapa Pantanal) e Danilton Luiz Flumignan (2º suplente, pela Embrapa-CPAO).

Representando as Organizações Não Governamentais: Eduardo Folley Coelho (titular, pelo IASB), Roberto Folley Coelho (1º suplente, da Sodepan) e Odney Santana Martins (2º suplente, do IASB); Paulo Sérgio Gomes (titular, da ANB) e Áurea da Silva Garcia (2º suplente, pela MUPAN).

Representando os Comitês de Bacia Hidrográfica - Rio de Domínio Estadual: Priscila Quevedo Monteiro Garcez (titular, do CBH Santana Aporé); Sidenei Ambrosio Tambosi (1º suplente, do CBH Ivinhema) e Jorge Luiz Soares de Figueiredo (2º suplente, do CBH Miranda). Rio de Domínio da União: Alex Ribeiro Campagnoli (titular) e Atílio Eduardo Pioli (suplente), ambos do CBH Paranaíba.

Representando os usuários: Flávia Pedron Machado (titular, pela Sanesul) e Giselle Marques de Araújo (suplente, pela Águas Guariroba).

Representando empresas de geração hidroenergética: Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas (titular) e Antônio Walter dos Santos Pinheiro Filho, como suplente,  da Abragel.

Representando a Agricultura Familiar:  Malena de Oliveira May (titular, do Sindicato Rural de Ponta Porã); André Cardinal Quintino e Ana Beatriz Paiva Sá Earp de Melo, suplentes pela mesma entidade.

Representando a Indústria: Érico Flaviano Coimbra Paredes (titular) e Cláudia Pinedo Zottos Volpini (suplente), pela FIEMS.

Representando o setor Agropecuário: Daniele Coelho Marques (titular, pela Famasul), Marcelo Bertoni (1º suplente, pelo Sindicato Rural de Maracaju) e José Carlos de Pádua Neto (2º suplente, pelo Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul).

Representantes da Pesca e Aquicultura: Tomé Arantes Neto (titular), Kennides Martins Batista Filho e Juliano Aguiar Bastos (suplentes), todos do Sindicato Rural de Três Lagoas.

Representando o setor de irrigação: Paulo Eduardo Lima (titular), Ricardo Cazerta Duarte Goulart (1º suplente, ambos da AIEMS) e Dirson Artur Freitas (2º suplente, da AEARB).

Representando o setor de Turismo, Esporte e Lazer: Rafael Luiz Braga (titular) e Luis Henrique Soares de Melo (suplente), da Atratur.

Publicado por: João Prestes