Encontro em MS reúne técnicos de três países para aprimorar atuação nas unidades de conservação

Categoria: COOPERAÇÃO | Publicado: terça-feira, maio 9, 2017 as 08:59 | Voltar

Campo Grande (MS) – Acontece durante toda essa semana, no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, em Jateí, o 2º Encontro Trinacional de Áreas Protegidas do Grande Pantanal, reunindo 28 guardas-parques e técnicos da área de conservação ambiental de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, da Bolívia e do Paraguai em uma semana de discussões que objetivam trocar experiências e aprimorar o trabalho de conservação das áreas de proteção ambiental. O encontro terá palestras e atividades práticas com instrutores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), do ICMBio e da Organização Não Governamental WWF.

“Apesar de o encontro acontecer no Parque do Ivinhema, o foco é o Pantanal, que está presente tanto em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, como na Bolívia e no Paraguai. Escolhemos esse parque pelo ambiente parecido”, explica o gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma. O primeiro encontro aconteceu na Bolívia, no ano passado, com a participação de um técnico de Mato Grosso do Sul, quando surgiu a proposta de ampliar a participação de técnicos dos demais países que compartilham o Pantanal.

Participantes do 2º Encontro Trinacional de Áreas Protegidas do Grande Pantanal

Confira a programação completa do encontro:

Segunda-feira (8)
18h - Alinhamento: expectativas e agenda - Instrutor: Julia Boock WWF-BRASIL

Terça-feira (9)
 8h-11h - Reconhecimento do parque (passeio de barco) -  Instrutor: Reginaldo Oliveira Guarda Parque do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
11h-13h - Almoço
13h-17h - Atuação do Guarda Parque em UCs (história, contexto internacional, contexto nacional, atribuições). Instrutor: Osvaldo Barassi Gajardo (sócio-fundador e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Guarda-parques (ABG); Programa Amazônia/Amazon Program WWF-Brasil).
19h - Jantar

Quarta-feira (10)
8h-11h - Uso Público: atualidades e tendências Instrutor: Osvaldo Barassi Gajardo
11h-13h -  Almoço